CFOAB celebra os 92 anos da seccional do Rio Grande do Norte

A OAB-RN comemora, nesta terça-feira (22/10), 92 anos de história. Fundada em 1932, a seccional potiguar segue escrevendo sua história diariamente por meio daqueles que se dedicam ao fortalecimento da advocacia.

A sétima seccional da Ordem a ser fundada no Brasil esteve presente em momentos históricos, com atuação marcante em episódios como a Intentona Comunista, a instalação do Estado Novo e a Segunda Guerra Mundial – quando Natal e Parnamirim serviram de pontos estratégicos para as bases aliadas -, combatendo a ditadura militar e ajudando a construir a redemocratização do Brasil.

“São 92 anos de história defendendo os direitos da sociedade e fortalecendo, dia após dia, a advocacia em nosso estado. Isso acontece através da atuação incansável da seccional potiguar,  que age em todos os níveis para que os direitos sejam preservados e as prerrogativas garantidas”, declarou o presidente da OAB-RN, Aldo de Medeiros Lima Filho. 

“É motivo de muita felicidade poder acompanhar e ser parte fundamental nesse momento em que a advocacia do Rio Grande do Norte dá importantes passos no sentido da modernização nos trabalhos da classe; interiorização real, oferecendo representação para todas as subseções; assim como a renovação que vivemos, não apenas em relação aos novos advogados mas também sobre as novas formas de trabalho que se apresentam”, acrescentou o presidente da seccional.

Para o presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, a OAB-RN tem muitos motivos para comemorar 92 anos de uma história marcada pela incansável defesa dos direitos fundamentais e das prerrogativas da advocacia. “Essa trajetória de compromisso e dedicação é motivo de orgulho para toda a advocacia brasileira, e reforça o papel essencial da nossa instituição na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Que os próximos anos sejam de ainda mais conquistas e avanços para a advocacia potiguar”, declarou.

História

A primeira reunião do Conselho Seccional da OAB-RN foi realizada no dia 5 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico Geográfico, idealizada pelo advogado Hemetério Fernandes. Lá ficou definida a instalação de uma Corporação de Ofício da Classe dos Advogados no estado, que passou a funcionar em uma sala do Instituto Histórico, na Ribeira.

De início, o grupo convocou advogados, provisionados e solicitadores para se inscreverem na Corporação recém-criada. Em 22 de outubro de 1932 foi oficializada a fundação da seccional potiguar.