Ordem promove debate sobre protagonismo feminino

Evento reuniu lideranças para discutir presença, foco e construção na trajetória profissional de advogadas

O auditório do Edifício OAB, localizado no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, reuniu na última quarta-feira (22) advogadas e convidados para um bate-papo sobre representatividade, liderança e protagonismo na advocacia. O evento contou com a presença da presidente Érica Ferreira Neves, primeira mulher a presidir a OAB-ES, e marcou um momento histórico na trajetória da instituição. 

A programação teve como tema central “Foco e construção: presença, poder e representatividade” e reuniu advogadas da área de abrangência da Subseção, que compreende os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul e Vargem Alta. A mediação ficou a cargo da advogada Mylla Conterini Buson, conselheira da subseção e presidente da Comissão da Mulher Advogada. 

Eleita em novembro de 2024 com 8.790 votos, representando 53,8% dos votos válidos, Érica Neves assumiu a presidência da OAB-ES no início deste ano e trouxe ao encontro sua experiência como primeira mulher a comandar a seccional capixaba em 92 anos de história. Durante o evento, a presidente destacou a importância de compartilhar trajetórias com outras advogadas e reforçar a participação feminina não apenas nas estruturas da Ordem, mas também em posições de liderança na sociedade. 

“Acabei de participar aqui na 2ª Subseção de Cachoeiro de um bate papo com as advogadas e com as mulheres em geral. E eu acho isso muito importante, transferir essa experiência pra que elas reforcem a participação delas, não só na Ordem, mas como uma, como lideranças e com os seus propósitos, seus objetivos, seu foco na profissão”, afirmou a presidente da Seccional. Ela ressaltou ainda que “isso é muito importante, a Ordem participar desse momento de confraternização que a gente vive agora”.

A advogada Priscilla Thomaz de Oliveira, vice-presidente da 2ª Subseção, também participou como palestrante no encontro e enfatizou a relevância da discussão sobre representatividade feminina em cargos de liderança. “Nós realizamos hoje, na 2ª Subseção da OAB-ES, uma roda de conversa sobre foco, construção, representatividade das mulheres em cargos de liderança. Foi gratificante. Foi muito importante e já queremos mais”, declarou ao final do evento. 

A mediadora Mylla Buson destacou o caráter coletivo e transformador do encontro, ressaltando que as discussões ultrapassaram aspectos individuais para alcançar impactos institucionais e sociais mais amplos. “Juntas nós construímos um bate-papo muito importante sobre a construção da representatividade, da liderança, como que nós usamos o nosso foco, a nossa presença e o nosso resultado pra trazer benefícios pra OAB e pra sociedade onde estamos”, observou. 

O evento gerou repercussão positiva entre as participantes, que destacaram o ambiente acolhedor e inspirador proporcionado pelo encontro. Uma das participantes, a advogada Bruna Sartori, comentou o sucesso da iniciativa nas redes sociais. “Foi maravilhoso o evento, poder ter um bate papo tão próximo e profundo com nossa presidente Erica, Priscila, Mylla e com auditório com tantas participações maravilhosas. A sensação foi de abraço, acolhimento e motivação”, declarou.