Dono de um currículo respeitável, o advogado criminalista Nestor Távora é uma espécie de referência para estudiosos do Direito Processual Penal brasileiro. Ex-defensor público e autor de diversas obras jurídicas, as palestras que ministra costumam ser disputadas. Não por acaso sua vinda à Cachoeiro de Itapemirim era aguardada com entusiasmo até o fechamento da presente edição.
Programado para o dia 09 de junho, o evento, com vagas limitadas, faz parte da “Caravana da Advocacia”, iniciativa organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Sua realização acontecerá no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) e contempla o público das Subseções com sede em Cachoeiro, Castelo, Alegre, Guaçuí e Itapemirim.
A iniciativa marca também um ciclo de investimentos importantes em eventos de conhecimento e qualificação profissional. Desde o início de 2022, a 2ª Subseção da OAB/ES tem trabalhado intensamente para transformar o período pós-pandêmico em oportunidades para a advocacia regional. Só nos primeiros cinco meses do ano foram ao menos seis cursos e palestras, segundo informou o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto. Tenciona-se que este número seja significativamente maior até dezembro.
“Basicamente retomamos as atividades presenciais de forma integral. Voltamos com bastante programação”, comemora Adílio.
Necessário que se diga que a retomada veio acompanhada da normalização em outras rotinas. O acesso aos fóruns da Justiças Estadual e Federal, por exemplo, bem como ao Ministério Público, também foi restabelecido. “As audiências continuam em boa parte no ambiente virtual, mas como o funcionamento da vida neste universo jurídico das instituições está normalizado, a OAB Cachoeiro agora segue com sua pauta”, explicou.
Seguir com a pauta pode ser lido como recuperar práticas e iniciativas relevantes que, por conta da pandemia de covid-19, foram pausadas até um momento mais oportuno, de abrandamento da crise sanitária mundial. Exemplifica a visita do presidente aos municípios da região para dialogar com a advocacia de Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Muqui e Mimoso do Sul. O projeto havia sido implantado com êxito bem antes do Sars-CoV-2 aportar em solo brasileiro e ganhará força novamente neste segundo semestre de 2022.
“Nossa previsão é de fazermos pelo menos um encontro com os advogados de cada município ainda este ano”, revela Adílio.
Outra iniciativa que será restabelecida é a realização do Baile da Advocacia, evento tradicional realizado pela OAB Cachoeiro todos os anos no mês de agosto até a eclosão da pandemia. A edição de 2022 marcará a retomada da festividade após o período de forçoso distanciamento social. Sinalizará também que, passado um dos momentos mais críticos da presente geração, e embora o problema ainda não tenha terminado, é hora de virar a página e manter o foco no trabalho. Não faltam na Ordem, como demonstrado, determinação e muito otimismo.