Representantes da advocacia trabalhista e da 2ª Subseção da OAB/ES reuniram-se na tarde desta sexta-feira (07), na sede da Justiça do Trabalho, no Edifício Perim Center, na Av. Jones dos Santos Neves, no bairro Caiçaras, para se despedirem do juiz João de Oliveira Batista, até então titular da 1ª Vara do Trabalho de Cachoeiro de Itapemirim. O magistrado teve seu pedido de aposentadoria aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17) em sessão administrativa realizada na última quarta-feira (05).
Na oportunidade, a desembargadora-presidente, Daniele Corrêa Santa Catarina, destacou os anos de dedicação à Justiça do Trabalho dos recém-aposentados e ressaltou a participação na sessão do Pleno do mais novo desembargador da Corte, Valdir Donizetti Caixeta.
A iniciativa desta sexta-feira, registrada por volta das 15h, foi marcada pela manifestação de reconhecimento da advocacia à urbanidade e cordialidade do agora aposentado juiz João de Oliveira Batista.
No final de abril, a 1ª Vara do Trabalho de Cachoeiro de Itapemirim homologou, um acordo no valor de R$ 5 milhões e 750 mil, atendendo a mais de 1,2 mil trabalhadores que atuaram na colheita e beneficiamento de cana de açúcar na região de Itapemirim. A audiência de conciliação foi conduzida pelo juiz João de Oliveira Batista.
A aposentadoria do magistrado marca, por assim dizer, o fim de uma era notável na 1ª Vara do Trabalho de Cachoeiro de Itapemirim. Sua vasta experiência e imparcialidade foram evidenciadas em seus anos de serviço. Embora sua presença seja indiscutivelmente sentida, a contribuição de Batista para a jurisprudência trabalhista será lembrada e continuará a inspirar as futuras gerações de advogados e juízes.