A Comissão de Direito Criminal e Direitos Humanos da 2ª Subseção da OAB/ES iniciou ontem, dia 15, o projeto “Minuto Liberdade”. A iniciativa visa compartilhar semanalmente com os internautas e a sociedade informações relevantes sobre o direito criminal de maneira descomplicada, por meio de vídeos curtos com até um minuto de duração.
“O objetivo é transmitir informações de forma rápida e sem ‘juridiquês’, permitindo que a população leiga compreenda o trabalho do advogado criminalista e reconheça sua importância. Isso contribui para a valorização da advocacia criminal”, esclarece a advogada Viviane Fidelis, coordenadora da comissão.
O projeto, segundo Viviane, também tem o propósito de demonstrar na prática como o marketing jurídico é realizado, por meio de vídeos informativos, sempre respeitando os limites estabelecidos pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil.
“Os vídeos serão postados periodicamente no Instagram da comissão, abordando temas relevantes do direito penal de maneira prática”, explica a coordenadora da Comissão de Direito Criminal e Direitos Humanos.
O primeiro, disponível nesta reportagem, discute a “importância de estar acompanhado ao prestar depoimento na delegacia”. Este, e os subsequentes, estarão acessíveis aos leitores na seção de vídeos do portal OAB Cachoeiro de Itapemirim.
A Comissão de Direito Criminal e Direitos Humanos espera que, com o tempo, o projeto “Minuto Liberdade” se torne uma referência para todos aqueles que buscam compreender melhor os necessários caminhos do direito criminal brasileiro. Como os internautas, não raro, demonstram apreço pela abordagem simplificada e direta das redes sociais, a proposta de democratizar o acesso à informação jurídica por meio de vídeos breves é, sem dúvida, muito bem-vinda.