O engajamento por um ambiente judiciário mais inclusivo e acolhedor em Cachoeiro de Itapemirim alcançou uma vitória expressiva com o sucesso da campanha solidária para a instalação de um fraldário no Fórum Desembargador Horta de Araújo, no bairro Independência. Sob a liderança da Comissão da Mulher Advogada (CMA), a iniciativa tinha como objetivo proporcionar um espaço de conforto para mães advogadas, jurisdicionadas e todos que frequentam o fórum com crianças pequenas.
A campanha, que recebeu o apoio da 2ª Subseção da OAB-ES e da Comissão de Comunicação, é um testemunho do crescente movimento por ambientes judiciários mais humanizados. A advogada Franciele Freitas de Assis, coordenadora da CMA, anteriormente destacou a necessidade de um espaço adequado para a troca de fraldas no fórum.
Com um local já cedido pela direção do fórum no térreo, a campanha necessitava da solidariedade da comunidade para tornar o projeto uma realidade. A meta era arrecadar a quantia de R$ 1.000,00, valor destinado à instalação do fraldário.
Na noite desta segunda-feira, dia 30, a advogada Samantha Mion Matias dos Santos, conselheira Seccional da OAB/ES e membro da Comissão da Mulher Advogada da 2ª Subseção da OAB-ES, compartilhou a gratificante notícia de que a meta da campanha foi alcançada com sucesso. “Agradeço a todos que participaram da nossa campanha solidária. Alcançamos o objetivo em apenas três dias”, contou Samantha em postagem no seu status no WhatsApp.
A campanha de arrecadação foi simples: as doações puderam ser feitas via Pix para a chave: [email protected]. Após a doação, os colaboradores puderam enviar o comprovante para o WhatsApp (28) 3522-5540.
Samantha ressaltou, por meio de suas redes sociais, a importância da participação de todos e viu na iniciativa um passo significativo para um ambiente judiciário mais acolhedor e seguro para as famílias: “Entendemos que essa necessidade vem se estendendo ao longo do tempo e por isso resolvemos abraçar essa causa com a intenção de proporcionar conforto e segurança para as mães advogadas e jurisdicionadas e todos que necessitarem”.
A campanha pela instalação do fraldário no Fórum de Cachoeiro não só reflete um esforço local, mas também ressoa na busca nacional por instituições judiciárias mais inclusivas e humanizadas. Com a colaboração da comunidade, a Comissão da Mulher Advogada conseguiu contribuir para transformar o Fórum Desembargador Horta de Araújo em um espaço que acolhe e atende às necessidades das advogadas que são mães, e de todos que por ali passam, reforçando a importância da empatia e da solidariedade.