Campanha destaca importância da advocacia na vida das pessoas

Iniciativa ressalta a contribuição inestimável de advogados e advogadas na proteção dos direitos da sociedade

Na reta final deste ano de 2023, a campanha “Advocacia regional, indispensável na defesa dos seus direitos!” vai ressaltar que os profissionais inscritos na 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), com sua atuação constante na defesa dos interesses dos cidadãos e da sociedade em geral, participam diretamente das grandes realizações na vida dos moradores da região.    

O projeto, inspirado em outras bem-sucedidas experiências realizadas nacionalmente, tenciona evidenciar a importância do trabalho da advocacia local. Para executá-lo, a Comissão de Comunicação da OAB Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu uma série de peças publicitárias e formalizou parceria com o jornal Espírito Santo de Fato e a revista Leia, duas respeitadas referências do jornalismo regional.  

“Nossa intenção é dar visibilidade ao trabalho imprescindível da advocacia para o bem-estar das pessoas e a segurança jurídica das relações sociais e institucionais”, explicou o presidente em exercício da 2ª Subseção, o advogado Jefferson Barbosa Pereira.

Sua opinião, importante destacar, reflete o posicionamento defendido por toda diretoria e conselho da OAB Cachoeiro de Itapemirim. Para o advogado Adílio Domingos dos Santos Neto, presidente licenciado da instituição, cabe à advocacia o papel de “protagonista incontestável na defesa dos direitos e garantias fundamentais”.

“Os advogados e advogadas inscritos são, segundo uma definição apropriada, guardiões da justiça. Mais do que simples intérpretes e aplicadores da legislação, cabem a estes utilizarem sua formação e experiência para aconselhar clientes sobre direitos e obrigações, representá-los perante os tribunais e órgãos administrativos e, quando necessário, negociar acordos”, diz Adílio.

Como ele mesmo destaca, a advocacia é também responsável por zelar pelo respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, bem como denunciar violações aos direitos humanos. “Não sem motivo, o trabalho da classe é considerado um múnus público, ou seja, uma função de interesse público”, informa.

Tantos atributos encontram-se plenamente claros aos olhos dos profissionais que exercem tão nobre ofício. Torná-los, igualmente, acessíveis à percepção da sociedade é um desejo da 2ª Subseção da OAB-ES, materializado agora com a campanha de valorização da advocacia regional, segundo comenta o advogado e jornalista Wellington Cacemiro, coordenador da Comissão de Comunicação.     

“Nosso objetivo é dar visibilidade ao tema até para corrigir eventuais equívocos de percepção. Quando uma pessoa está com um familiar hospitalizado e a unidade hospitalar se nega, por exemplo, ao atendimento da emergência médica por questionamento sobre a cobertura ofertada pelo plano de saúde para determinado procedimento, cabe ao advogado ou advogada contratados pela família buscar uma tutela de urgência junto à justiça para assegurar a realização da intervenção ou cirurgia necessárias”, exemplifica Wellington.   

Para além deste exemplo hipotético, não tão raro na vida real, inúmeras outras situações retratam com fidelidade o necessário e indispensável trabalho prestado pela advocacia regional todos os dias. São estas ocorrências que fazem parte do cotidiano de centenas de advogados e advogadas que, segundo o coordenador de Comunicação da 2ª Subseção da OAB-ES, serão retratadas nas peças publicitárias da campanha.

“Além da divulgação feita pelo jornal Espírito Santo de Fato e a revista Leia, o material deverá ser difundido também por meio do portal OAB Cachoeiro de Itapemirim, bem como pelas redes sociais da subseção, em especial no Instagram”, revelou Wellington.  

Ele conta que todas as peças publicitárias serão disponibilizadas gratuitamente para download no endereço eletrônico www.oabcachoeiro.com. “Nossa proposta é que, além da própria Ordem, por meio de sua diretoria, conselho e comissões, os advogados e advogadas inscritos abracem igualmente o projeto e ajudem a divulgar a campanha com postagens em suas redes sociais”, comentou.

Talvez seja cedo para fazer estimativas sobre os resultados concretos de uma iniciativa com tamanha e significativa pretensão. Certo, no entanto, é que o tema merece a necessária análise. Ao abordá-lo por meio da campanha, a 2ª Subseção da OAB-ES cumpre seu papel de fomentar o debate.