O advogado Adílio Domingos dos Santos Neto, presidente da 2ª Subseção da OAB-ES, participou nesta segunda-feira, 18 de março de 2024, do encontro histórico realizado em Brasília entre o presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Beto Simonetti, e uma delegação composta por diversos presidentes de subseções do interior do Espírito Santo. A reunião, agendada a pedido do presidente José Carlos Rizk Filho, da Seccional, teve como objetivo estreitar e fortalecer os laços da OAB-ES com a gestão nacional, segundo registrado oficialmente na página do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Para o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto, o diálogo com o Conselho Federal é de grande relevância para o aprimoramento do trabalho das subseções capixabas. “O presidente Beto Simonetti entende essa importância e valorizou imensamente o Espírito Santo, por meio do presidente José Carlos Rizk Filho, com o envio dos recursos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. Posso afirmar que as iniciativas de interiorização não pararão”, informou.
Durante o encontro de líderes, o presidente Beto Simonetti destacou a importância da iniciativa, por reunir “as principais vozes da advocacia capixaba”. Ele também chamou atenção ao ineditismo da reunião. “Temos aqui uma oportunidade inédita, reunindo todos os presidentes de subseção, as vozes principais da advocacia de um estado. Para mim, é algo muito relevante, um estado em que me incluo como cidadão, porque recebi o título com muita honra”, afirmou o presidente do CFOAB.
Simonetti igualmente descortinou elogios à iniciativa capitaneada pelo presidente Rizk, ao rememorar ser a primeira fez na história da Ordem que um líder levou tantos presidentes de subseções para conhecerem a sede nacional da OAB. “Devo fazer o registro de louvor desse seu ato, seu gesto, ele é muito importante: liderar com generosidade, desde a menor até a maior subseção”, declarou o presidente nacional da OAB.
Em seu discurso, o presidente José Carlos Rizk Filho destacou que a ida da comitiva capixaba ao encontro foi uma oportunidade de estreitar a sinergia com o Conselho Federal. “As grandes obras da OAB do Espírito Santo, e temos muitas, só foram possíveis em razão do apoio da OAB Nacional”.
Rizk Filho ressaltou, ainda, a importância política de investir no interior do estado, lembrando de uma das bandeiras da gestão nacional, da interiorização, e afirmando que “a advocacia se fortalece cada vez mais, quando uma cidade, que não é grande como Vitória, ganha uma estrutura boa”.
No encontro também foram abordadas as melhorias que ainda serão feitas, bem como os projetos que estão em obras e em breve serão entregues para a advocacia. Neste sentido, pode-se afirmar que as pautas tratadas no encontro representaram uma manifestação da preocupação com a qualidade profissional e a estrutura ofertada aos advogados e advogadas do Espírito Santo. Bom para todos!