A OAB-ES, por meio da Comissão de Direito Ambiental, confirmou sua participação no Sustentabilidade Brasil, a maior Conferência sobre Sustentabilidade e ESG e que neste ano acontecerá de 24 a 28 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra (ES).
O secretário-geral da OAB-ES, Alberto Nemer Neto, recebeu o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alexandre Iunes Araújo; o diretor de Comissões, Alencar Ferrugini, e o diretor adjunto de Comissões, Baltazar Bittencourt, na manhã de terça-feira (4/06) para tratarem como será a participação da Ordem na Conferência.
O Sustentabilidade Brasil reunirá lideranças, autoridades, especialistas e pessoas interessadas em encontrar soluções e boas práticas de sustentabilidade. Serão tratados temas como mudanças climáticas, transição energética, mercado de carbono, agronegócio sustentável, ecoansiedade, dentre outros.
Na programação da OAB-ES no evento está prevista a realização do Colégio de Presidentes de Comissões Temáticas e posse dos novos membros das comissões, além da criação da Comissão Especial de ESG e Mudanças Climáticas, com emissão de certificados pela ESA-ES. Além disso, haverá uma programação cultural para os participantes.
“A pauta de defesa e preservação do meio ambiente é muito importante e a sustentabilidade é o presente. À medida em que catástrofes como a que assolou o Rio Grande do Sul deixa também claro a necessidade de estudos. É necessário compartilhar conhecimentos mostrando a importância da natureza. Muito importante a participação da Ordem por meio da Comissão de Direto Ambiental em eventos de tamanha importância para toda a sociedade”, destacou o secretário-geral da OAB-ES, Alberto Nemer Neto.
“É com muita felicidade que venho compartilhar com vocês que hoje, dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão de Direito Ambiental foi recebida pelo secretário-geral da OAB, Alberto Nemer, juntamente com o diretor de Comissões, Alencar Ferrugini, e o diretor adjunto de Comissões, Baltazar, e foi aprovada a participação da instituição no grande evento Sustentabilidade Brasil. Esse evento tem dimensões nacionais e é organizado pelo Consórcio Interestadual sobre o Clima chamado Consórcio Brasil Verde, presidido pelo governador José Renato Casagrande, que é engenheiro florestal”, afirmou o presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alexandre Iunes Araújo.
“O evento será de certa forma um preparativo para COP25, que ocorrerá em Belém no ano que vem e ele será voltado para a temática ESG, que no bom português é o ASG, Ambiental, Social e Governança, essa nova forma de ver o mundo e desenvolver as atividades humanas como um todo. Dentro do ESG, o tema principal são as mudanças climáticas que se dão a partir da emissão de gases que esquentam. Anualmente são lançados aproximadamente 50 bilhões de toneladas de gases que esquentam na atmosfera e esses gases ficam retidos. Daí, a necessidade de a humanidade descarbonizar os seus processos de vida e de produção. Então, nesse objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, gases que esquentam, e sobre a ótica do ESG, o Sustentabilidade Brasil acontecerá aqui no Espírito Santo e terá a participação efetiva da OAB-ES”, destacou ainda Iunes.