A 2ª Subseção da OAB-ES, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA) e da Comissão de Direito de Família e Sucessões, lançou oficialmente uma ação solidária em comemoração ao Dia dos Avós. Com a ajuda de advogados e advogadas inscritos, bem como de toda a sociedade, a iniciativa tenciona fazer uma grande arrecadação de recursos para a montagem de kits de higiene pessoal que serão doados aos idosos do Lar João XXIII.
Os kits terão fraldas geriátricas XG, sabonete líquido, creme de pentear e barbeadores descartáveis. As doações dos interessados em contribuir com esta importante ação solidária podem ser realizadas pela chave Pix da 2ª Subseção da OAB-ES: “[email protected]”.
“Com a doação da quantia de R$33,00, cada doador consegue doar um kit completo”, explicou a advogada Franciele Freitas de Assis, coordenadora da CMA. Ela observa, contudo, que, caso não queira doar a quantia em dinheiro, o interessado pode doar os itens para montagem dos kits diretamente na sede da Subseção, no bairro Independência.
“As doações serão entregues no dia 25 deste mês, uma quinta-feira, às 14h, com um delicioso café para as vovós e vovôs”, antecipa.
O Lar João XXIII, como informado em outra reportagem do portal, está localizado na Rua Antônio Ganhoto, nº 45, no Bairro Aquidaban. Trata-se de uma instituição de longa permanência que atende cerca de 40 idosos em período integral. Este é o segundo ano consecutivo que a 2ª Subseção, por meio de suas comissões, se mobiliza para ajudar a instituição.
“Muitos desses idosos, como se sabe, não têm família ou recebem apenas visitas esporádicas, tornando as doações ainda mais significativas”, comenta a advogada Michele Fernandes, coordenadora da Comissão de Direito de Família e Sucessões.
Como ela destaca, o Lar, fundado em 1957, tem uma história rica e transformadora. Inicialmente criado como “Vila Vicentina”, a instituição evoluiu para um albergue e, posteriormente, foi iniciado um processo de reestruturação, oferecendo dignidade e amor aos idosos institucionalizados.
“A rotina do Lar pode ser comparada à de um lar tradicional, com atendimentos específicos para garantir o bem-estar e a integridade física dos idosos, como enfermagem, nutrição, fisioterapia, clínico geral, cardiologia, entre outros”, diz a advogada Larissa da Costa Almeida Rocha, da Comissão de Direito de Família e Sucessões.
O apoio de empresas, voluntários e clubes de serviços que atuam no município também é fundamental para a implementação das ações voltadas ao bem-estar dos atendidos. Dito isto, não é incorreto reconhecer que a ação coordenada pelas comissões da OAB Cachoeiro de Itapemirim está cumprindo um importante papel ao contribuir para reforçar o compromisso social da Ordem.