A violência de gênero é um tema antigo e ao mesmo tempo contemporâneo que, infelizmente, ainda desafia Cachoeiro de Itapemirim e os demais municípios da região de abrangência da 2ª Subseção da OAB-ES. Dada a relevância do assunto, este compõe a nova série de entrevistas que o portal está publicando para abordar tópicos jurídicos importantes.
Como convidada a discorrer sobre a questão, a advogada Viviane Fidelis, coordenadora da Comissão de Direito Criminal e Direitos Humanos da OAB Cachoeiro de Itapemirim, destaca a importância de conscientizar vítimas e terceiros para denunciarem qualquer tipo de violência.
No bate-papo que pode ser acessado na seção de entrevistas transcritas, ela defende que os advogados e advogadas têm papel importante na luta contra a violência de gênero. Como salienta, cabem a estes, por exemplo, oferecerem informação e apoio às vítimas.
A coordenadora da Comissão de Direito Criminal e Direitos Humanos também chama a atenção ao fato de que, para avançar na proteção às mulheres, é crucial investir em conscientização desde a escola e garantir que as leis existentes sejam aplicadas de forma efetiva, encorajando a denúncia e o combate à violência. A leitura vale a pena.