A tarde desta segunda-feira, dia 10, foi marcada por um importante encontro na sede da 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Representantes da diretoria e do conselho da OAB Cachoeiro, da advocacia regional e do setor esportivo da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) se reuniram para tratar de assuntos relacionados ao futebol feminino da 2ª Subseção.
O time de futebol feminino da subseção, que treina semanalmente, às 19h, no campo anexo ao posto Hangar, na Linha Vermelha, em Cachoeiro de Itapemirim, foi o centro da pauta do encontro. O objetivo era alinhar o apoio da CAAES à equipe, com destaque para a entrega de bolas, um elemento essencial para o treino e o desempenho das atletas.
No encontro, teve destaque também a presença de Thiago Torrenazi, treinador do time estadual de futebol feminino. O técnico, que tem realizado um tour pelas subseções da OAB-ES em busca de atletas aptas a integrar a equipe estadual, assumirá a preparação do time para um torneio nacional.
Participaram do encontro desta segunda o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto; a advogada Edinalva Brito Gomes, vice-presidente da CAAES Esportes; a advogada e atleta Gabriela Fortunato; o treinador da seleção estadual de futebol feminino, Thiago Torrenazi; o conselheiro Ewerton Miranda Treggia; e a advogada Ana Carolina Libardi.
Adílio Domingos dos Santos Neto, ao final do encontro, destacou a relevância da iniciativa. Lembrando os esforços da Ordem em garantir a paridade de gênero em suas diretorias e conselhos, o presidente observou que “espaços que antes eram totalmente masculinos, hoje estão sendo ocupados de modo igualitário!”.
Este avanço é um marco notável nas atividades esportivas destinadas à advocacia e é, sem dúvida, motivo de celebração. Como assinalou Adílio, “a OAB Cachoeiro e a CAAES estão comprometidos em dar continuidade a este progresso, apoiando e incentivando o futebol feminino”.
O esporte, como todos sabem, além de ser uma atividade de lazer e bem-estar, é também uma ferramenta valiosa de empoderamento e igualdade. Neste sentido, a atuação conjunta da diretoria e do conselho da OAB Cachoeiro, bem como da CAAES e das advogadas atletas não é somente fundamental para consolidar a mudança registrada nos últimos anos, como tornou-se igualmente um importante marco de reconhecimento e respeito. No caso do futebol feminino da 2ª Subseção da OAB-ES, as jogadoras e todas as advogadas só têm a ganhar.