Uma oportunidade única. Essa foi a expressão repetida em todas as falas das detentas que cumprem pena no Instituto Penal Oscar Stevenson, ao comentarem a visita que fizeram na semana passada ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). E foi com o entendimento de que é de oportunidade que essas mulheres precisam para recomeçar, para encontrar um caminho futuro para suas vidas, que o CCJF realizou a iniciativa em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ).
“Foi a primeira oportunidade que eu tive de fazer um passeio como esse. Adorei! Espero ter outras chances, espero que outras presas tenham a mesma oportunidade que eu tive. Eu vou chegar energizada para dentro do presídio de novo, não devo conseguir nem dormir essa noite”, declarou MAC, que em janeiro concluirá seu tempo como interna do Oscar Stevenson.
Ela completou sua fala afirmando que pretende levar a experiência para a família: “Gosto de aprender, a cultura é ótima. Quero poder passar isso para a minha neta, eu saindo vou trazer minha neta aqui”, prometeu.
Já DSF, além de também qualificar a visita ao CCJF como um acontecimento ímpar e emocionante, lembrou que programas desse tipo são inacessíveis para parte da população, sobretudo a que vive distante das áreas da cidade que concentram mais opções de cultura e lazer: “Foi maravilhoso, para mim foi uma oportunidade única, até porque eu não sou da cidade do Rio de Janeiro, sou do interior. Então, talvez eu nunca tivesse essa oportunidade de conhecer um lugar desse maravilhoso, a arquitetura, a pintura, a história da fotografia…”, disse.
A visitação teve início com um percurso pela mostra fotográfica “Toda Noite”, conduzido pelo próprio autor das imagens, o artista paulistano Vicente de Mello. A exposição que esteve em cartaz no CCJF até o final de julho foi produzida em colaboração entre o CCJF e o Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura (Ipac).
Vicente de Mello apresentou as peças da mostra às detentas e explicou as técnicas utilizadas para a produção de cada fotografia. Por fim, fez um ensaio fotográfico com as visitantes, que foram clicadas uma a uma, em frente às imagens da exposição escolheram como fundo.
Na sequência, as internas da instituição prisional foram convidadas para assistir a uma exibição do filme “Central do Brasil”, de 1998, dirigido por Walter Salles. Antes da apresentação, a juíza de direito Simone Nacif, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo, conduziu um rápido debate com as custodiadas sobre a temática da obra.
Convidada pela diretora-geral do CCJF, desembargadora federal Simone Schreiber, para participar da atividade, a juíza chamou atenção das visitantes para a desumanização enfrentada na cidade grande: “Observem a situação de abandono, de invisibilidade das duas personagens principais na metrópole. E também para o resgate do afeto e da solidariedade ocorrido no campo”, pontuou.
A reflexão sobre a chance de mudança pessoal no contato com uma realidade diferente reflete bem o propósito do projeto realizado em parceria pelo CCJF e pela SEAP-RJ, como destaca a desembargadora Simone Shcreiber. A magistrada ressalta que a iniciativa ajuda a promover os direitos humanos por meio de ações culturais.
CCJF recebe internas do Instituto Prisional Oscar Stevenson para visita a exposição e sessão de cinema foi postado em Portal TRF2.