Em cerimônia realizada na praça em frente à sede da OAB Nacional, nesta segunda-feira (19/8), o Conselho Federal homenageou as autoridades e instituições que se solidarizaram e contribuíram no enfrentamento do incêndio no edifício-sede da Ordem, em 27 de julho. A cerimônia contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entre outras autoridades.
Na ocasião, o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, demonstrou sua gratidão pela atuação de todos os profissionais que impediram o incidente de se transformar em uma tragédia. “Graças a Deus e à ação destemida desses heróis que hoje aqui estão, os danos foram apenas materiais e reparáveis”, declarou.
Ao fazer uma analogia às lutas dos profissionais em suas carreiras, Simonetti destacou a agilidade das equipes envolvidas do Corpo de Bombeiros; das polícias federal, civil e militar; da Secretaria de Estado de Segurança Pública; e do Conselho Federal de Contabilidade (cuja sede é localizada próximo ao prédio atingido), além dos funcionários que estavam no local quando ocorreu o incêndio.
“A advocacia está acostumada a lidar com os ‘incêndios’ da injustiça, com os “desastres” do cerceamento de liberdades e com as ‘tragédias’ das ofensas ao Estado Democrático de Direito. Mas, assim como combatemos o fogo na Casa da Advocacia, combateremos toda e qualquer tentativa de enfraquecer e aviltar a nossa profissão. Estamos juntos na incumbência de proteger a constituição, apoiar a Justiça e assegurar os direitos e garantias a todos.”
Segurança
Ibaneis Rocha, por sua vez, fez questão de ressaltar a importância da atuação das forças de segurança do DF, não apenas no incidente ocorrido, mas no exercício diário desses profissionais. “Estou aqui, hoje, em reconhecimento a esses homens e mulheres que tanto nos ajudam e que prezamos tanto. Temos muito a agradecer, porque nós poderíamos ter tido aqui uma verdadeira tragédia, e, graças a Deus, graças à presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia, nós tivemos aqui uma situação revelada de forma muito rápida” elogiou o governador.
Em um ato ecumênico promovido durante o evento, lideranças de diversas religiões fizeram orações em agradecimento ao Mês da Advocacia e a todas as vidas preservadas no incêndio.
Ao final, o governador exaltou o trabalho incessante do Conselho Federal da OAB, que não se deixou abater pelo acontecido. ”Como governador do Distrito Federal, me dá alegria saber que tudo aqui está funcionando, e funcionando bem”, elogiou.
Receberam as homenagens:
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha;
Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar;
Superintendente Regional da Polícia Federal, José Roberto Peres;
Delegado-geral da Polícia Civil, José Werick de Carvalho;
Comandante-geral da Polícia Militar, Ana Paula Barros Habka;
Tenente-coronel do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes, Sinfrônio Lopes Pereira;
Major do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes, Guilherme Messias da Silva;
Capitão do Quadro de Oficiais Bombeiros Militares Combatentes, Yurick de Carvalho Schneider;
Integrantes do Conselho Federal de Contabilidade, em nome do presidente Aécio Prado Dantas Júnior;
Colaboradores que estavam no prédio no momento do incêndio: Werbert Silveira Pereira, Antônio Carlos Brandão, Jorge Gomes de Santana, Emerson Fabrício Santos de Afonso e Thamires Carvalho Sousa. E os funcionários da manutenção Emerson e Cleiton.