CJF iniciou os trabalhos do Encontro Nacional das Seções Judiciárias na quinta-feira (27/6)*

 

O Conselho da Justiça Federal (CJF) iniciou, na quinta-feira (27), os trabalhos do Encontro Nacional das Seções Judiciárias. O evento reúne, presencialmente, na sede do Órgão, em Brasília (DF), os diretores de foro das 27 Seções Judiciárias, os diretores-gerais dos seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), além de gestores das áreas de administração, gestão de pessoas, gestão orçamentária e tecnologia da informação desses 33 órgãos da Justiça Federal.

O vice-presidente do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, conduziu a abertura do evento e destacou a relevância dos assuntos que serão discutidos na reunião. “Os senhores e as senhoras se traduzem como verdadeiras fontes primárias de informação sobre a administração do Judiciário e, na nossa seara, na Justiça Federal. Sairemos desse encontro mais ricos em conhecimentos, e nos nossos relacionamentos “, disse o ministro.

Na sequência, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal João Batista Moreira, discorreu sobre a atuação da Justiça Federal, junto a outras instituições, para atender a sociedade brasileira. “No evento de hoje teremos a experiência inversa, os senhores estão aqui para dialogarmos e, por isso, cumprimento a todos, principalmente, o Conselho da Justiça Federal, por tomar essa iniciativa muito oportuna”, frisou.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta, comentou sobre os desafios a serem enfrentados pelos TRFs, dada a diversidade das Seções Judiciárias, e ressaltou a importância do compartilhamento das boas práticas de sua Região durante o encontro. “É preciso dizer que essa inteligência, construída pela Justiça Federal, em especial os sistemas eproc e o PJe, mostram o valoroso trabalho, a qualificação profissional e a excelência dos nossos servidores e magistrados”, elogiou o desembargador federal.

Já o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti, agradeceu os esforços dos participantes em estarem presentes, em especial aqueles do Rio Grande do Sul (RS) que, mesmo enfrentado as dificuldades de deslocamento, compareceram ao evento. “É um privilégio retomar os encontros presenciais, agradeço imensamente a presença de todos e espero que possam desfrutar das boas práticas que serão compartilhadas hoje”, disse o juiz federal.

Conquistas

Durante a programação foi apresentado um vídeo institucional, produzido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Conselho, no qual o secretário-geral do Órgão, juiz federal Daniel Marchionatti, e os diretores executivos de Administração e de Gestão de Pessoas (DA) e de Planejamento e de Orçamento (DP) do CJF, respectivamente, Luiz Antonio de Souza Cordeiro e Gustavo Bicalho, discorreram sobre os resultados dos encontros periódicos promovidos pelo Conselho com os TRFs e as Seções Judiciárias, objetivando estreitar a parceria entre os órgãos e aperfeiçoar a gestão na Justiça Federal.

Compartilhamento

Os trabalhos iniciaram com a apresentação de sete boas práticas desenvolvidas nas seis Regiões e no CJF. Os projetos compartilhados, desenvolvidos com vistas a aprimorar a prestação jurisdicional, foram:

1 – “Procedimentos Contábeis” – 1ª Região
2 – “Software Livre na Gestão Administrativa” – 2ª Região
3 – “Pop Rua Jud” – 3ª Região
4 – “Aproxima – Reduzindo Distâncias, Viabilizando Direitos” – 4ª Região
5 – “Governança Administrativa e Financeira – em busca da eficiência” – 5ª Região
6 – “Unidade de Atendimento Avançado – o impacto no acesso e na entrega da jurisdição” – 6ª Região
7 – “Certidão Unificada da Justiça Federal” – Conselho da Justiça Federal

Programação

As atividades da tarde de quinta-feira (27) foram divididas em mesas setoriais em que os grupos trabalharam questões atuais relacionadas ao orçamento, à tecnologia da informação, à gestão administrativa e à gestão de pessoas.

Nesta sexta-feira (28), a partir das 9 horas, as perspectivas futuras relacionadas aos mesmos temas foram debatidas.

Sobre o encontro

O evento objetiva promover a integração intersetorial, de forma a fortalecer o trabalho coordenado e em rede entre dirigentes dos sistemas de gestão da Justiça Federal, bem como debater os desafios e as perspectivas de gestão da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

A programação pode ser acessada neste link.

*Fonte: CJF

CJF iniciou os trabalhos do Encontro Nacional das Seções Judiciárias na quinta-feira (27/6)* foi postado em Portal TRF2.