O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sensível à temática da incorporação segura de tecnologias inovadoras, editou a Portaria Nº 338 de 30/11/2023, instituindo Grupo de Trabalho sobre inteligência artificial no Poder Judiciário, com o objetivo de realizar estudos e avaliar a necessidade de apresentar proposta de regulamentação do uso da inteligência artificial generativa.
Nesse contexto, o Grupo de Trabalho e o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ lançaram o formulário “Diagnóstico sobre uso de inteligência artificial generativa no Poder Judiciário”, que pode ser respondido até o dia 15 de junho.
A primeira fase é o diagnóstico da utilização de IAG pela magistratura e por servidores da Justiça, com o fim de embasar, empiricamente, eventual tomada de decisão sobre o tema. Assim, ao participar da Pesquisa, você fornecerá subsídios sobre o tema de IAG no Poder Judiciário e opinará no desenvolvimento de diretrizes para o futuro da tecnologia na Justiça.
Ressalta-se que a pesquisa é conduzida de forma ética e com respeito à privacidade dos participantes, tendo em vista que os dados fornecidos em resposta ao formulário são anonimizados e estritamente sigilosos. Os resultados serão abordados de modo agregado e sem qualquer possibilidade de individualização das respostas.
O Departamento de Pesquisas Judiciárias está à disposição para esclarecimento de dúvidas pelo e-mail [email protected].
CNJ promove pesquisa sobre o uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG) até dia 15 foi postado em Portal TRF2.