A Corregedoria Nacional da OAB realizou, nesta quinta-feira (27/11), mais uma etapa do ciclo de correições pelas seccionais, desta vez na OAB-PB, em João Pessoa. A atividade teve como objetivo obter informações relacionadas aos processos ético-disciplinares.
As corregedoras nacionais adjuntas Wadna Ana Mariz Saldanha e Larissa de Azevedo Bonates Souto – que também é vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do estado (CAA-PB) – conduziram os trabalhos. Elas foram recebidas pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-PB, Raphael Farias Viana Batista, e pelo presidente da seccional, Harrison Targino.
A correição é considerada uma oportunidade para a troca de informações entre as seccionais e para a compreensão das dificuldades enfrentadas por cada uma, visando resolver com celeridade a tramitação dos processos, especialmente os mais complexos.
Segundo Wanda Saldanha, que coordena a atividade no estado, a correição visa assegurar que as normas sejam respeitadas e que eventuais desvios sejam corrigidos de forma adequada. “A iniciativa reitera o compromisso com a integridade, a justiça e a equidade na advocacia”, pontuou.
Para Larissa Souto, a correição também reforça o papel colaborativo da Corregedoria junto às seccionais, permitindo identificar boas práticas e aprimorar fluxos de trabalho. “Essa troca é essencial para que possamos evoluir continuamente e assegurar um padrão nacional de excelência”, disse.
Também participaram da atividade a vice-presidente do TED da OAB-PB, Mônica Lúcia Mariz-Nóbrega; o secretário-geral do TED local, Humberto Malheiros Gouvêa; e a corregedora seccional, Ana Paula Albuquerque.
Calendário
Ainda neste ano, a Corregedoria Nacional realizará as visitas de correições na OAB-RN, no dia 11 de dezembro, e na OAB-GO, no dia 18 de dezembro.
Leia matéria relacionada:
Corregedoria Nacional conduz reunião com seccionais para unificar procedimentos disciplinares














