A 2ª Subseção da OAB-ES, que concentra parte significativa da advocacia regional, estima que as eleições para o triênio 2025/2027 devem contar com uma participação recorde de advogados e advogadas inscritos. A perspectiva deve-se à metodologia adotada pela Seccional para a “Eleição Geral de 2024”: pela primeira vez na história da OAB-ES o pleito será totalmente virtual, com votação exclusivamente de forma eletrônica.
Para entender o que a mudança representa, basta lembrar que na última eleição, em novembro de 2021, o eleitor dos cinco municípios que compõem a 2ª Subseção (Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Muqui e Mimoso do Sul), teve à sua disposição cinco urnas para votação. Segundo o mapa de apuração disponibilizado na oportunidade pela Seccional, 750 advogados e advogadas participaram do processo eleitoral presencial na região.
Já na eleição marcada para o próximo dia 22 de novembro, de 9h às 18h, o voto será registrado de forma remota, por meio de uma plataforma que poderá ser acessada de qualquer lugar com acesso à internet. A iniciativa, segundo divulgado pela própria OAB-ES, “garante a segurança e a integridade do voto, nos termos da Resolução n° 09, de 04 de outubro de 2024”.
Na oportunidade serão escolhidos a diretoria do Conselho Seccional, os conselheiros seccionais titulares e suplentes, os conselheiros federais titulares e suplentes, as diretorias das Subseções e a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES).
Para a 2ª Subseção da OAB-ES, por exemplo, concorrem duas chapas (veja a composição de ambas no final da reportagem). O atual presidente da OAB Cachoeiro de Itapemirim, o advogado Adílio Domingos dos Santos Neto, acredita que a nova metodologia, eletrônica, deve contribuir sensivelmente para a redução de eventuais abstenções.
Presidente Adílio Domingos dos Santos Neto
“Creio que teremos um maior índice de comparecimento. A eleição da Ordem tem algumas características próprias, como, por exemplo, ser realizada em um dia útil da semana. Com o voto online, acredito que teremos maior participação e, por consequência, maior representatividade e inclusão”, explicou o presidente Adílio.
Ele enumera como outra vantagem do pleito virtual, a conveniência para os advogados e advogadas inscritos, já que o processo de votação online é simples e, como lembra, “pode ser realizado a qualquer momento dentro do período estipulado para a eleição”.
Para além, como citado anteriormente, a eleição de 2024 para a escolha da diretoria e do conselho da 2ª Subseção da OAB-ES contará com duas chapas. O número de concorrentes foi confirmado no último dia 23, quando foi encerrado oficialmente o prazo para o registro de candidaturas, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Provimento nº 222/2023. Confira abaixo a composição das chapas inscritas, conforme os dados publicados no Diário Eletrônico da Ordem pela Comissão Eleitoral da OAB-ES:
2ª Subseção da OAB-ES
Chapa 1 – “União e Compromisso”. Presidente: Sebastião Renaldo Silva Hora Junior; Vice-presidente: Cássia Bertassone da Silva; Secretário-geral: Thiago Canholato Cazotte; Secretário-geral adjunto: Lucas Azevedo Rosa; Tesoureira: Márcia Lúcia Ferreira Cancella. Conselho Titular: Angelica da Silva Paineiras; Elson Pereira Lacerda; Fernanda Ribeiro Campos Michalsky; Flávio de Figueiredo Guimarães; Homero Ferreira da Silva Junior; Jamyle Mendes Abdala; Juliana Libardi Frossard Gomes; Maria Claudia de Araújo Beraldi; Raphael Medina Junqueira; Ricardo Benevenuti Santolini. Conselho Suplente: Aila Santos Guimarães Bonandi; Cristiane Machado de Azevedo Dantas; Gabrielle Saraiva Silva; Grazielle Peres da Silva; Rafael Antônio Freitas; Vanderlaan Costa; Viviane da Silva Fidelis.
Chapa 10 – “Juntos pela Advocacia”. Presidente: Henrique da Cunha Tavares; Vice-Presidente: Priscilla Thomaz de Oliveira; Secretário-Geral: André de Andrade Ribeiro; Secretária-Geral Adjunta: Clarice Firmo de Abreu Polonini; Tesoureiro: Braulyo Lima Daver e Souza. Conselho Titular: Braz Barros da Silva; Bruno Quaresma Sena; Edimar Augusto Rabello; Ewerton Miranda Tréggia; Karina Lopes Fávero; Kelly Vicente Freitas; Marcela Machado Ferri Bernardes; Mylla Conterini Buson; Pamela Pacheco Brito; Rachel Pereira Dias Calegario. Conselho Suplente: Brendow Guimarães Viana; Juliana Ramiro da Silva; Juliana Veronez Passabom; Karla Ricardiana Aredes Vilas Novas; Pedro Affonso Moreira Pizetta; Renan Monteiro Fardin; Victor dos Santos Moreira de Araujo.