Em meio a homenagens, ministra Maria Thereza de Assis Moura e ministro Og Fernandes despedem-se do Colegiado do CJF*

O Pleno do Conselho da Justiça Federal (CJF), reunido em sessão ordinária de julgamento de 19 de agosto, despediu-se da presidente do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e do vice-presidente do Conselho e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes. Ambos deixam a presidência e a vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF no próximo dia 22, quando serão empossados os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, na condição de presidente e vice-presidente, respectivamente, das duas Casas.

 

 

A ministra Maria Thereza usou da palavra para expressar gratidão por trabalhos desenvolvidos pelos conselheiros, conselheiras, representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). Exaltou a dedicação e o apoio de servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores do CJF que “atuaram como uma equipe coesa, dedicada e com muito profissionalismo”. “Eu desejo a todas e todos muito sucesso nesses novos desafios”, concluiu.

Homenagens

Durante a cerimônia de homenagem, a ministra Maria Thereza elogiou a atuação “impecável” do ministro Og Fernandes à frente da Corregedoria-Geral: “Sua gestão mostrou que o trabalho sério na Corregedoria não necessita ser apenas punitivo e corretivo, mas um trabalho leve, orientador e guiado para entregar o melhor. Tudo isso mostra êxito de gestão e pensamento e indica que é possível que o CJF possa ter um Colegiado coeso, unido, com clima ameno e afetivo entre todos que o compõe”.

O ministro Og Fernandes, por sua vez, destacou que, sob a condução da ministra Maria Thereza, o CJF contribuiu significativamente para a jurisdição previdenciária, a racionalização de fluxos e a prestação jurisdicional célere. Ressaltou, ainda, a convivência permeada por debates, diálogos e aprendizados: “Foi muito bom trabalhar com uma pessoa amena, amiga e generosa, que deixa, seguramente, essas marcas nesta Casa e por onde passa”.

O representante do Ministério Público Federal (MPF), subprocurador-geral da República, Eduardo Kurtz Lorenzoni, cumprimentou a ministra Maria Thereza, o ministro Og Fernandes e a desembargadora federal Mônica Sifuentes pela “brilhante condução de seus mandatos. Agradeço o tratamento sempre tão gentil que me dispensaram. Desejo muito sucesso e felicidade em suas novas funções”.

Em nome da Associação dos Juízes Federais do Brasil, o presidente da AJUFE, juiz federal Caio Castagine Marinho, agradeceu os diálogos possibilitados pelos dirigentes do CJF. “Na missão de representar as vozes de 2.200 juízas e juízes, durante nossa luta pelas melhorias da carreira, e especialmente no emprenho para defender e aprimorar a Justiça Federal, gostaria de agradecer pelos avanços e melhorias desses dois últimos anos sob a gestão de Vossas Excelências” afirmou o juiz federal.

O representante do Conselho Federal da OAB, advogado Felipe Sarmento Cordeiro, também saudou a gestão pelo papel exercido à frente do Conselho: “Nessa gestão, a ministra Maria Thereza enalteceu o espírito público com a excelência do trabalho, acompanhada por conquistas e desempenho extraordinário do ministro Og Fernandes”.

Despedida

A presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, também se despediu do Colegiado do CJF. Disse ter sido uma honra participar do Colegiado sob a presidência da ministra Maria Thereza. A desembargadora agradeceu o apoio do Órgão e da Corregedoria-Geral da Justiça Federal nos trabalhos desenvolvidos em prol de melhorias no TRF da 6ª Região: “Foi uma equipe participativa, que nos incentivou, nos mostrou caminhos a tomar e a como melhorar os nossos serviços”, destacou.

Ao cumprimentar a presidente do TRF6, a ministra Maria Thereza saudou a admiração recíproca: “Saiba que este convívio entre nós tem sido muito fraterno. Muito obrigada”. Em complemento, o ministro Og Fernandes elogiou a presidente do TRF6 por sua “desafiadora missão de estruturar o tribunal, com escassos recursos e uma expectativa enorme do jurisdicionado mineiro, cumpriu com mérito o seu encargo.”

A desembargadora federal, Mônica Sifuentes deixará a presidência da Corte no dia 23 de agosto, dia em que serão empossados os desembargadores federais Vallisney Oliveira e Ricardo Rabelo, na presidência e vice-presidente, respectivamente, do TRF da 6ª Região.

*Fonte: CJF

Em meio a homenagens, ministra Maria Thereza de Assis Moura e ministro Og Fernandes despedem-se do Colegiado do CJF* foi postado em Portal TRF2.