Emerj promoverá seminário “Inteligência Artificial Generativa no Direito”*

 

No dia 26 de julho, o Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promoverá, às 9h, o seminário “Inteligência Artificial Generativa no Direito”.

O evento acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura da reunião ficará a cargo do diretor-geral da Emerj, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (PPGD-Unesa) e doutor em Direito pela Unesa, do membro do Fórum, desembargador Humberto Dalla Bernardina de Pinho, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e da juíza Eunice Bitencourt Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).
Presidente da mesa
O presidente do Fórum, juiz Anderson de Paiva Gabriel, doutor em Direito Processual pela Uerj, será o presidente da mesa.
Palestrantes
Os palestrantes do encontro serão: o vice-presidente do Fórum, juiz Fábio Ribeiro Porto, mestre em Direito pela Uerj; o juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Valter Shuenquener, membro do Fórum, professor da Uerj e doutor em Direito Público pela Uerj; o juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) Rafael Leite Paulo, juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e mestre em Direito pela Harvard Law School; o membro do Fórum, juiz Esdras Benchimol, mestre em Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade Estadual de Roraima (UERR); o membro do Fórum João Sérgio dos Santos Soares Pereira; e a advogada Hellen Divan, presidente da Comissão de Direito, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais – subseção Juiz de Fora (OAB-MG).
Encerramento
O vice-presidente do Conselho Consultivo da Emerj, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, magistrado supervisor de Tecnologia da Informação da Emerj, coordenador da disciplina de Direito Digital da Emerj e mestre em Ciência Penais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), e a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ, realizarão o encerramento do evento.
Lançamento de Livro
Durante o evento, haverá o lançamento do livro “Inteligência Artificial Generativa no Direito”, de autoria dos juízes Anderson de Paiva Gabriel, Fábio Ribeiro Porto e Valter Shuenquener.
O tema
“A inteligência artificial generativa pode ser encontrada no direito em diferentes setores e vem aumentando a eficiência e a precisão das práticas jurídicas, como, por exemplo: automatização de tarefas; tomada de decisões; ferramentas criativas.
As aplicações práticas da IA generativa no Direito são diversas e estão impactando várias áreas da prática jurídica. Algoritmos de IA generativa são capazes de analisar contratos existentes e fornecer novos contratos com base em inputs fornecidos por advogados(as), reduzindo, assim, o tempo necessário para redigir esses contratos e minimizando possíveis erros humanos ao identificar cláusulas importantes, riscos potenciais e inconsistências”.

Fonte: Conjur

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8512

*Fonte: Emerj

Emerj promoverá seminário “Inteligência Artificial Generativa no Direito”* foi postado em Portal TRF2.