Expansão de usina solar entra em funcionamento na sede da JFES, em Vitória*

A usina multiplicará por três a capacidade de produção de energia na Seccional

 

 

A ampliação da usina solar do prédio sede da Justiça Federal do Espírito Santo (JFES), iniciada em janeiro deste ano, foi concluída na semana passada e já começou a gerar energia na segunda-feira, 29/7.

As novas placas foram instaladas no prédio anexo, em cima das telhas, onde funcionam as áreas de apoio das empresas prestadoras de serviço, como limpeza, vigilância, manutenção predial, jardinagem e tecnologia da informação, além dos depósitos de materiais e equipamentos.

De acordo com o diretor da Divisão de Infraestrutura (DIF) do órgão, Carlos Chaves Damásio, a tecnologia dessa parte da usina é bem superior à que funciona desde 2028 no estacionamento da sede. As telhas que receberam a estrutura com as placas, por exemplo, foram pintadas de branco para refletir a luz do sol, aumentando a absorção da energia por ela gerada e podendo produzi-la a partir da luz incidente nas duas faces, o que é conhecido por bifacialidade.

A obra faz parte de um conjunto de ações planejado pela DIF para aumentar a eficiência energética e a sustentabilidade do prédio. Com a expansão, a capacidade de produção de energia da sede da Seccional será triplicada.

Além da usina fotovoltaica da sede, em Vitória, a JFES também possui, desde 2020, uma usina solar na Vara Federal de São Mateus, que gera energia suficiente para alimentar aquela Subseção e ainda reduzir a conta da Subseção de Cachoeiro de Itapemirim, para onde são direcionados os créditos gerados pelo excedente da usina.

*Fonte: JFES

Expansão de usina solar entra em funcionamento na sede da JFES, em Vitória* foi postado em Portal TRF2.