Jornada no TRF2 discute Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cerca de 100 pessoas – 54 deles por videoconferência, entre desembargadores, juízes, advogados, servidores e convidados, assistiram, na tarde desta quarta-feira (19/06), a abertura da segunda edição da Jornada do Meio Ambiente da Justiça Federal da 2ª Região, que acontece até amanhã (20/06), no auditório do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no centro do Rio. Com mediação da juíza federal Ana Carolina Vieira de Carvalho, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TRF2 e coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a jornada discutiu a gestão sustentável de resíduos, com foco em cidadania e justiça. O desembargador federal Flávio Oliveira Lucas, do TRF2; e o juiz federal Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), prestigiaram o evento.

Na abertura dos trabalhos, a juíza federal Ana Carolina trouxe dados para mostrar a importância da reciclagem. “No mundo produzimos 400 milhões de toneladas de plástico por ano. Essa quantidade deve triplicar até 2050. Infelizmente, a média mundial de reciclagem é de apenas nove por cento ao ano. Dessas 400 milhões de toneladas, oito milhões vão parar no mar. Além de provocarem a morte de 100 mil animais marinhos todos os anos, o plástico se dissolve em microplástico, que vai parar na barriga do peixe. E pior, os cientistas têm achado resíduos de microplástico no nosso corpo, inclusive no próprio cérebro”, alertou. “Não vamos conseguir reciclar 120 bilhões de garrafas, mas um passo importante é diminuir a produção de plásticos. Se você ganha colocando plástico no mundo, você tem que se responsabilizar por tirar esse plástico de circulação”, disse a magistrada.

 

A partir da esquerda: Marta Regina Nistaldo, Fernanda Peralta, Ana Carolina Vieira de Carvalho e Daniel Alves

 

Fernanda Peralta, assessora técnica para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, discutiu a melhor maneira de lidar com o lixo. Pedagoga de formação, com larga experiência em implantar sistemas de coleta seletiva, Fernanda explicou como os governos administram conflitos quando se discute o tema. A professora adiantou que os governos estadual, municipal, sociedade civil e Ministério Público já estão trabalhando na Rede Oceano Limpo, que vai definir diretrizes para se enfrentar o problemas do lixo no mar.

 

Fernanda Peralta

 

Daniel Alves, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, mostrou como os resíduos sólidos são tratados na cidade. Alves, ex-coordenador de Processos da Coleta Seletiva da Comlurb e responsável pela limpeza, gestão de resíduos e controle de pragas dos Jogos Olímpicos de 2016, destacou o trabalho das cooperativas de reciclagem: “Quanto mais se separa, melhor fica”, salientou.

 

Daniel Alves

 

Marta Regina Nistaldo de Oliveira Jorge, da Cooperativa de Trabalho e Produção de Materiais Recicláveis, parceira do TRF2, deu uma aula de cidadania: “Precisamos dar um resignificado a essa discussão. Não basta culpar só a indústria. Temos responsabilidade também. E temos que ser agentes da transformação ambiental”, ensinou Marta.

 

Marta Regina Nistaldo

 

 

 

Programação

A 2ª Edição da Jornada do Meio Ambiente continua amanhã (20/06). O tema, deste ano, aborda a “Gestão Sustentável de Resíduos”. O evento acontece no auditório do TRF2, com transmissão pela plataforma Zoom. O encontro tem como objetivo discutir o panorama atual, desafios, oportunidades, cidadania e justiça relacionados à temática central, sendo a participação aberta tanto ao público interno quanto para o público externo.

– 20/6 (quinta-feira) – das 14h30 às 15h30

Aula Inaugural – Gestão de Resíduos Sólidos: Fernanda Peralta, assessora técnica para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ).

As atividades integram o rol de ações educativas da Justiça Federal da 2ª Região, com a concessão de Adicional de Qualificação (AQ) para os servidores do TRF2 e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Confira a programação completa do evento.

Para mais informações, envie e-mail para [email protected].

Jornada no TRF2 discute Meio Ambiente e Sustentabilidade foi postado em Portal TRF2.