A série “Cordel no Centro: a Literatura de Cordel no CCJF”, que fica no Centro Cultural até dezembro, acontecerá todas as terceiras quartas-feiras de cada mês e trará poetas e repentistas de cordel, incluindo membros da Academia Brasileira de Literatura de Cordel;
As sessões gratuitas serão temáticas, e, neste mês de junho, terá o poeta cordelista paraibano João Martins de Athayde como tema principal. Os convidados irão falar sobre cultura popular, declamar poemas, improvisar versos e cantar.
Aliado à arquitetura eclética pomposa e histórica, a Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) — local que vivenciou importantes julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) até 1960 —, é um espaço muito elogiado pela sua excelente acústica. Aproveitando-se disso, de junho até dezembro de 2024, ecoarão por lá repentes da Literatura de Cordel, arte poético-musical comum no Nordeste do país, baseada no improviso cantado. Com realização da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e apoio do CCJF, a série gratuita Cordel no Centro: a Literatura de Cordel no CCJF reunirá poetas e repentistas de cordel que vão falar sobre a cultura popular de cordel, declamar poemas, improvisar e cantar. As sessões temáticas serão realizadas todas as terceiras quartas-feiras de cada mês, das 16h30 às 18h. De acordo com os organizadores da série, a ideia é divulgar a Literatura de Cordel como arte e cultura popular brasileira para todos os segmentos da sociedade, incentivando essa manifestação artística genuinamente nacional. A curadoria é de Almir Gusmão, presidente da ABLC.
Para a estreia, dia 19 de junho, o tema será sobre João Martins de Athayde, cordelista paraibano. Na ocasião, além dos poetas, cantores e demais convidados, o público também terá espaço para manifestar seu talento e sua arte, caso queira. Marlos de Herval, poeta e vice-presidente da ABLC, fará uma curta palestra sobre João Martins de Athayde, um dos maiores poetas e editores da Literatura de Cordel, que viveu no período entre 1880 e 1959. O evento contará também com a presença do poeta e repentista Severino Honorato, que cantará improvisos, e da cantora Lígia Helena Carvalho, benemérita da ABLC, que interpretará duas músicas de ritmo nordestino. Durante o evento, livros de cordel ficarão disponíveis para venda.
Já as sessões de julho e agosto também já tem data para acontecer. Serão nos dias 17 de julho e 21 de agosto. No próximo mês, o tema será uma junção de dois nomes do cordel, o cearense Gonçalo Ferreira da Silva, cordelista e fundador da ABLC e o paraibano José Costa Leite, poeta e xilogravurista, com a presença confirmada do cineasta cearense Wescley Di Luna, que exibirá o documentário “Um poeta no meio dos poetas”, produzido por Di Luna e Amanda Naves. O filme aborda os últimos dias de Gonçalo Ferreira da Silva.
Em agosto, é a vez de destacar o Dia Nacional do Cordel, celebrado no 1º dia do mês. Para comemorar a data, o poeta paraibano Aroldo Camelo falará sobre seu tio, José Camelo de Melo Resende, autor do Romance do Pavão Misterioso, um dos folhetos mais famosos da história da Literatura de Cordel. Na ocasião, ele também conversará com o público sobre seu livro A verdadeira história de José Camelo de Melo Rezende. No evento, o poeta e repentista Severino Honorato tomará posse como acadêmico na ABLC e vai presentear o público com a declamação de alguns de seus poemas, além de fazer improvisos.
SERVIÇO:
Cordel no Centro: a Literatura de Cordel no CCJF
Data dos eventos já marcados: dias 19 de junho, 17 de julho e 21 de agosto de 2024 (quartas-feiras)
Horário: das 16h30 às 18h
Local: Sala de Sessões
Ingressos: gratuito
Comunicação CCJF
[email protected]
[email protected]
(21) 3261-6432 ou (21) 99249-2380
Centro Cultural Justiça Federal • CCJF
Avenida Rio Branco, 241 – Centro • Rio de Janeiro (também há possibilidade de entrada pela Rua México, 57).
*Fonte: CCJF
Literatura de Cordel todo mês, gratuitamente, na Sala de Sessões do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)* foi postado em Portal TRF2.