A cerimônia de posse da atual Diretoria e Conselho para o triênio 2022/2024 pode ser descrita como um dos momentos importantes da história recente da 2ª Subseção da OAB/ES. Realizada no final de fevereiro, a solenidade contou com a presença dos presidentes José Carlos Rizk Filho (OAB/ES) e Ben-Hur Brenner Dan Farina (CAAES), além de outras autoridades públicas, conselheiros estaduais, advogados e familiares.
Para além do inegável simbolismo de empossar os membros de uma chapa reeleita com mais de 80% dos votos válidos, o evento permitiu perenizar, pela primeira vez, a imagem de uma Diretoria e Conselho com número paritário de homens e mulheres eleitos, o que, reconheça-se, torna a atual gestão diferente de todas que a precederam.
Neste sentido, como observa a advogada Kenia Pacifico de Arruda, tesoureira da OAB Cachoeiro, a atual composição é bem heterogênea, com mais presença feminina, mas também jovens advogados. “É um grupo muito ativo. Estamos confiantes de que as mulheres ocuparão definitivamente e cada vez mais as cadeiras nos quadros da Ordem”, comenta.
Sua opinião é complementada por outra, da advogada Fernanda Ribeiro Campos Michalsky, procuradora do município de Cachoeiro de Itapemirim e secretária-geral adjunta da OAB Cachoeiro. Para esta, os membros eleitos para o presente triênio formam um staff cheio de disposição, competente e disposto a enfrentar os desafios impostos pela atividade da advocacia. Como consequência, espera-se o mesmo comprometimento e empenho na busca por outras melhorias e avanços para a classe.
“A 2ª Subseção procura atender toda solicitação dos advogados e advogadas, das mais simples às mais complexas. Há um atendimento presencial diário de estagiário e das secretárias no prédio, mas também, dado o avanço das informações e a necessidade de respondermos de maneira mais célere questões de cotidiano, o grupo, como um todo, responde dúvidas e se coloca à disposição em grupos de WhatsApp formados pela advocacia local”, relata Fernanda.
As responsabilidades e atribuições são, igualmente, ponto que merece nota. Como estabelecido em regramento próprio, aos diretores compete a função de administrar a subseção, bem como gerenciar o seu funcionamento, adotar medidas tendentes a garantir a defesa das prerrogativas do advogado e representar a OAB junto aos órgãos públicos. Os conselheiros, por sua vez, são responsáveis por analisar as condutas dos profissionais envolvidos em processos éticos, mas também têm papel importante na formação de opinião para concretização de ações, na construção de um projeto e no empenho para a realização dos festejos necessários à socialização da classe.
“A nossa gestão tem uma característica de atender rapidamente as demandas do dia a dia do advogado. O presidente Adílio Domingos dos Santos Neto sempre teve enfoque de priorizar as demandas diárias, bem como dar apoio incondicional às prerrogativas”, explica Kenia.
Esta metodologia, importante reconhecer, funcionou muito bem até aqui, é verdade. Até por isso, não é incorreto esperar que continue dando certo ao longo dos próximos três anos.