A 2ª Subseção da OAB-ES realizou, na tarde de ontem (02), a “I Jornada Imobiliária”, um evento inédito que reuniu advogados, corretores de imóveis, tabeliões de notas, registradores e profissionais do setor imobiliário. Organizado pela Comissão de Direito Imobiliário, Condominial, Notarial e Registral, o encontro teve como objetivo promover debates de alto nível e fortalecer a interação entre os diferentes atores que compõem esse segmento jurídico e econômico.
A programação, como antecipado na última terça-feira pelo portal, contou com dois painéis temáticos. O primeiro abordou aspectos práticos dos contratos e do financiamento bancário para programas habitacionais, com participação do superintendente executivo de habitação da Caixa Econômica Federal, Fabrício Zouain Miranda, e do gerente geral de rede do banco, Rodrigo Santolini Fitaroni.
No segundo painel, o registrador Bruno Santolin Cipriano, oficial titular do cartório do 1° Ofício de Registro Geral de Imóveis da Comarca de Vargem Alta, tratou sobre a importância do registro dos contratos habitacionais na matrícula do imóvel.
Durante sua fala de abertura, o advogado Luan Machado, presidente da Comissão de Direito Imobiliário, destacou a relevância da Jornada como um espaço para integrar os diferentes profissionais do setor.
“Dentro da área imobiliária gostaria de chamar a atenção que temos toda uma cadeia de serviços presente ao evento. Temos, participando da I Jornada, quem vende imóvel, quem regulariza, quem formaliza o ato de transferência e quem registra este ato. Sempre digo em nossas reuniões da comissão que, se, durante o período em que estiver à frente da presidência, conseguirmos fortalecer os laços de diálogo entre a advocacia e todos os outros ramos correlacionados, ao deixar a função sairei realizado”, afirmou Luan Machado.




O evento também teve destaque pela presença significativa da advocacia regional, que participou ativamente das discussões e interagiu com os palestrantes. Segundo a advogada Pamela Pacheco Brito, conselheira da 2ª Subseção da OAB-ES e membro da Comissão de Direito Imobiliário, a I Jornada representou um marco para a advocacia e demais profissionais do Direito Imobiliário. “Fico extremamente satisfeita em ver o sucesso deste evento, que proporcionou debates de alto nível, troca de experiências e atualização sobre temas essenciais para a prática jurídica”, destacou.
Para Pamela, o evento demonstra a crescente relevância do Direito Imobiliário na região e reforça a necessidade de aprofundamento técnico sobre os temas discutidos. “Agradeço a todos os palestrantes, participantes e colegas da comissão pelo empenho e dedicação na realização deste evento. Que esta seja a primeira de muitas edições, fortalecendo cada vez mais o estudo e a aplicação do Direito Imobiliário na nossa região!”, completou.
O sucesso da iniciativa, como é possível inferir, também reafirma o papel da 2ª Subseção como um importante polo de formação e atualização para a advocacia local. Para além das discussões promovidas, a Jornada consolidou-se como um espaço de networking, permitindo que advogados ampliassem suas conexões com profissionais do mercado imobiliário. Com a repercussão positiva e a alta adesão de participantes, a expectativa é de que novas edições do evento sejam promovidas, abordando outros desafios e tendências do setor.