Nota de pesar: OAB em luto por Renato Nery

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) recebeu com tristeza e indignação a notícia do falecimento do ex-presidente da OAB-MT e ex-conselheiro federal Renato Nery, após tentativa de assassinato na manhã desta sexta-feira (5/7). O advogado foi alvo de ao menos sete disparos de arma de fogo em frente ao próprio escritório, em Cuiabá.

“A Ordem dos Advogados do Brasil expressa, neste momento difícil, sua solidariedade aos amigos, colegas e familiares do advogado. Acompanharemos a investigação do caso com atenção e cobraremos a punição dos responsáveis,” afirma Rafael Horn, presidente em exercício do Conselho Federal da OAB.

Desde que foi informado o atentado, os dirigentes da OAB Nacional estiveram envolvidos na apuração do caso. O diretor-tesoureiro, Leonardo Campos, entrou em contato com o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, e com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, para solicitar prioridade na investigação do crime.

A sociedade de Mato Grosso e a advocacia estão indignadas com esse episódio, que não pode ficar impune. A OAB continuará cobrando a punição dos responsáveis e reforçará ao Congresso Nacional a necessidade de aprovar medidas legislativas de proteção aos advogados.

Em sua memória, a diretoria do CFOAB decreta luto oficial de três dias.