Novos advogados iniciam carreira com solenidade na OAB

2ª Subseção da OAB/ES celebrou a quarta cerimônia de entrega de carteiras de 2023, marcando um novo capítulo na vida de doze advogados e advogadas

Em uma tarde repleta de simbolismo e emoção, a 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES) celebrou nesta terça-feira, 10 de outubro, a quarta solenidade de entrega de carteiras do ano, conferindo a doze novos profissionais o título que marca oficialmente o início de suas jornadas na advocacia.

A cerimônia, conduzida pelo presidente em exercício da OAB Cachoeiro de Itapemirim, Jefferson Barbosa Pereira, e pelo secretário-geral da 2ª Subseção, Sebastião Renaldo Silva Hora Júnior, como mestre de cerimônias, foi um marco não apenas para os novos advogados e advogadas, mas também para a advocacia capixaba, que vê em cada novo integrante, um reforço no compromisso da advocacia com a justiça e a ética.

Os novos advogados e advogadas, que agora integram a subseção são: Alex Tavares Liberato, Aline Barros Rigo, Ana Clecia Mara Porfirio, Ana Flavia Alves Azevedo, Beatriz Silva Nascimento, Camila Gomes Serpa Gaspari, Daniel Mendes Candido, Elias de Melo Colodino, Gezio Zucoloto Mozer, Luiz Guilherme Nazario Torres, Paulo Cesar dos Santos Rodrigues e Rodrigo Teixeira Alves. Cada um, com suas aspirações e trajetórias, agora compõem o quadro de profissionais que atuam em prol da sociedade e do direito, por meio do vínculo com a 2ª Subseção da OAB/ES.

A solenidade ocorreu no auditório do edifício OAB, em Cachoeiro de Itapemirim, sendo marcada por discursos inspiradores e momentos de reflexão sobre a responsabilidade e os desafios da profissão. Alex Tavares Liberato, como orador, e Aline Barros Rigo, como juramentista, representaram a nova turma de advogados, reiterando o compromisso de “manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil”, e de exercer a advocacia com dedicação, ética e pugnar pela dignidade e a valorização da profissão.

Este evento, que se alinha à tradição e à solenidade das cerimônias anteriores, como a realizada em 10 de julho de 2023, reflete a continuidade e a renovação na advocacia. A entrega das carteiras, mais do que um rito formal, simboliza o início de uma trajetória marcada por desafios e conquistas, onde cada novo advogado e advogada assume o compromisso de utilizar o direito como instrumento de transformação social e justiça.

A mesa da cerimônia foi composta, além do presidente em exercício e do secretário-geral, pelos advogados Homero Ferreira da Silva Júnior, conselheiro da 2ª Subseção, Franciele Freitas de Assis, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada (CMA), e Angélica da Silva Paineiras, conselheira da 2ª Subseção e coordenadora da Comissão de Igualdade Racial, demonstrando a diversidade e a representatividade na condução dos trabalhos da OAB/ES.

A parceria com a Damásio Educacional e a Wizard Idiomas, que proporcionou um sorteio ao final da solenidade, adicionou um toque de expectativa e surpresa ao evento, simbolizando também o apoio e a conexão da 2ª Subseção da OAB/ES com instituições que valorizam a educação e o aprimoramento profissional, elementos essenciais na carreira jurídica.