Desde a reformulação completa do antigo site, no início do segundo semestre do ano passado, o novo portal da 2ª Subseção da OAB-ES tem colecionado resultados impressionantes. Foi assim, por exemplo, quando o endereço eletrônico se tornou um inegável sucesso de visitações, com média mensal superior a 160 mil acessos de IPs únicos, logo após ter sido aberto a conexão ampla do público. O número, estável desde então, supera por uma margem extraordinária os quase dois mil advogados e advogadas inscritos nos municípios que compõe a área de abrangência da OAB Cachoeiro de Itapemirim.
De igual modo, o portal tem permitido a atual diretoria e conselho da 2ª Subseção a oportunidade de centralizar em um só endereço informações amplas e serviços de qualidade que alcançam não somente a advocacia regional, mas a sociedade sul capixaba como um todo.
“A comunicação é importantíssima. Não adianta realizar o trabalho, a gestão, e não informar ao público o que está sendo feito, até para que este mesmo público possa aproveitar os projetos, as parcerias e os convênios disponibilizados”, comentou o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto por ocasião de matéria especial que tratou sobre o tema na nona edição da revista Advocacia.
A estes feitos notáveis, soma-se agora a recente constatação de que o portal OAB Cachoeiro de Itapemirim passou a figurar, desde o início do presente mês de março, nos primeiros lugares nos resultados das pesquisas realizadas em buscadores respeitados, como o Google e o Bing. Basta que o internauta digite “OAB” e logo verá nos primeiros resultados a página oficial da subseção.
Mas, o que isso significa de fato? Segundo explica o advogado e jornalista Welington Cacemiro, coordenador da Comissão de Comunicação da 2ª Subseção da OAB-ES, um portal figurar nos primeiros lugares nos resultados das pesquisas de importantes mecanismos de indexação, como o Google e o Bing, demonstra que o endereço eletrônico tem alta visibilidade e relevância para os termos pesquisados pelos usuários.
No caso em questão, a busca pelo termo “OAB” passou a colocar o portal OAB Cachoeiro de Itapemirim em quinto lugar, não raro até em quarto, apenas atrás de outros grandes endereços de referência, a exemplo da página oficial do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; do site da Fundação Getúlio Vargas, instituição responsável pela aplicação do Exame de Ordem da OAB; e da página oficial de algumas seccionais, como a própria OAB-ES e a OAB-SP.
“Figurar nos primeiros lugares nos resultados das pesquisas pelo termo OAB no Google e no Bing é uma conquista importante para qualquer portal que deseja aumentar seu tráfego, reconhecimento da marca e alcance do público-alvo”, observa Wellington.
Como resume adequadamente o coordenador da Comissão de Comunicação da OAB Cachoeiro de Itapemirim, essa posição de destaque traz consigo diversos benefícios, como “o aumento do tráfego orgânico”; o “maior reconhecimento da marca” e, por consequência, dos seus parceiros; bem como um “melhor posicionamento estratégico”, e o consequente “maior alcance do público-alvo”. É, sem dúvida, mais um bom motivo para comemorar.