OAB celebra legado de Humberto Martins em lançamento de livro no STJ

Em cerimônia promovida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (10/11) para o lançamento do livro “Direito Federal Interpretado: Estudos em Homenagem ao Ministro Humberto Martins”, o CFOAB, representado pelo membro honorário vitalício Marcus Vinícius Furtado Coêlho, destacou a influência do magistrado no fortalecimento do Sistema de Justiça e na formação de operadores do Direito.

“Este livro a todos nós inspira, juristas ou não, a perseguir os ideais de justiça, humildade e lealdade, que são a marca indelével de Humberto Martins. Este momento não é apenas uma celebração de sua carreira, mas de seus valores e de sua visão de mundo. Ministro Humberto Martins, que esta obra seja uma pequena retribuição à grandiosidade da sua contribuição ao Direito e à vida pública do Brasil. Seu exemplo há de iluminar nossas práticas e inspirar nossas escolhas”, disse Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que também é presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem Nacional.

A obra tem apresentação do jurista Roberto Rosas e prefácio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, e reúne estudos de diferentes setores do Direito. Com coordenação de Otavio Luiz Rodrigues Jr. e Jadson Santana de Sousa, a publicação conta com textos de autores que tiveram suas vidas marcadas pela presença do ministro que já ocupou a presidência do STJ.

O evento contou com a presença do vice-presidente da Ordem, Rafael Horn; do coordenador de Comunicação da OAB, Thiago Diaz; o procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas, Alex Sarkis; dos membros honorários vitalícios Cezar Britto e Ophir Cavalcante Junior; dos presidentes da OAB-BA e da OAB-AL, Daniela Borges e Vagner Paes, respectivamente; e conselheiros federais. Também estavam presentes Dias Toffoli; a ministra Daniela Teixeira; o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; e o homenageado, Humberto Martins, entre outros magistrados e autoridades.