A OAB-ES, por meio da sua Comissão de Igualdade Racial, realizou o lançamento do livro “Somos Todas Esperança Garcia” na quinta-feira (25/07), no Palácio Anchieta, em Vitória. O evento fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Essa data marca um importante momento de luta e resistência das mulheres negras, reafirmando a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo ainda vividos por aquelas que sofrem discriminação racial, social e de gênero.
O lançamento do livro contou com a presença do presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho; da presidente da Comissão de Igualdade Racial, Hellen Tiburcio; da secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes. O evento foi prestigiado por representantes da advocacia e diversas entidades. A obra conta com a participação de 26 autoras de vários municípios e discute as mulheres negras e suas perspectivas no mundo jurídico.
“Fico muito emocionada com o lançamento desse livro. A advocacia mudou a minha vida, era um sonho de infância e que diante de todas as dificuldades que vivi – sendo uma mulher negra e camelô -, por conta de uma professora de Direito, pude voltar a estudar aos 26 anos e conquistar o meu sonhado diploma. Portanto, após anos de formada, participar do prefácio dessa obra foi motivo de muito orgulho; me inspiro na história da Esperança Garcia e esse documento servirá como combustível para que meninas negras tenham a oportunidade de sonhar e possam ser enxergar aqui no futuro. Parabenizo a autora Hellen Tibúrcio e a todas as demais escritoras, por esta iniciativa que mudará a vida de muitas meninas”, destacou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.
“O lançamento do livro Somos Todas Esperança Garcia no dia 25 de julho foi mais que emocionante; foi um marco de representatividade. Ver tantas vozes e histórias reunidas em uma obra que celebra a força e a resiliência das mulheres negras foi inspirador. A energia no Palácio Anchieta era palpável, e cada discurso e momento do evento reforçava a importância de continuarmos lutando por igualdade e justiça. É um orgulho ver esse projeto ganhar vida e ter um impacto tão positivo. A presença das autoridades, das autoras e dos membros da Comissão mostrou que estamos unidos em nossa missão de promover a igualdade. Este lançamento não foi apenas uma celebração de um livro, mas um passo importante na valorização e reconhecimento das histórias das mulheres negras em nossa sociedade”, afirmou Hellen Tibúrcio, presidente da Comissão Estadual de Igualdade Racial da OAB-ES.
“Essa representa um marco fundamental para a Comissão de Igualdade Racial do Espírito Santo. Este livro celebra a resistência e a luta de mulheres negras e suas contribuições essenciais para o campo jurídico, destacando a importância de suas vozes em uma sociedade que ainda enfrenta desafios significativos quanto à igualdade racial. Ao trazer à tona histórias de perseverança e superação, a obra não só resgata a memória histórica dessas mulheres, como também inspira novas gerações a continuarem lutando por justiça e equidade. Para o meio jurídico capixaba, este lançamento é particularmente relevante. “Somos Todas Esperança Garcia” enriquece o debate sobre o papel das mulheres negras no direito, promovendo uma reflexão necessária sobre inclusão e diversidade nas instituições jurídicas do nosso estado. A valorização da cultura e do desenvolvimento pessoal, através da narrativa inspiradora de Esperança Garcia, fortalece a compreensão sobre a importância de políticas afirmativas e ações concretas para a promoção da igualdade. Este livro não é apenas uma homenagem, mas um instrumento poderoso para fomentar mudanças significativas e duradouras em nossa sociedade”, afirmou Anderson Félis, tesoureiro da OAB-ES.
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, prestigiou o evento e destacou a importância da igualdade racial e o reconhecimento das mulheres negras.
“O lançamento do livro Somos Todas Esperança Garcia, que aconteceu no Palácio Anchieta, com as 26 autoras, só reafirma que a luta pela igualdade racial e o reconhecimento das mulheres negras na sociedade é essencial e contínua. Este evento não só celebra as conquistas e a resistência de Esperança Garcia, uma figura histórica importante na luta contra a escravidão no Brasil, mas também destaca a importância da união e da voz coletiva das mulheres negras na atualidade. Cada autora trouxe sua perspectiva única, enriquecendo a obra das experiências e desafios enfrentados. Este momento histórico no Palácio Anchieta marca um passo significativo com a justiça social e a equidade racial”, disse Rizk Filho.
“Parabenizo a Comissão de Igualdade Racial da OAB-ES por sua dedicação e empenho. Que este lançamento seja apenas o começo de muitas outras iniciativas que celebrarão e apoiarão a diversidade em nossa sociedade’, afrimou ainda o presidente da OAB-ES.