Presidente do TRF2 prestigia posse dos novos dirigentes do TRF6 para o biênio 2024-2026*

A desembargadora Mônica Sifuentes deixa o cargo como a primeira presidente do TRF6, Instalado em 19/8/2022, com sede em Belo Horizonte -MG – Foto: TRT-MG

 

Na última sexta-feira (23/8), o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, prestigiou a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) no biênio 2024-2026. A cerimônia ocorreu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG.

Na ocasião, o desembargador federal Vallisney de Oliveira tomou posse como presidente da Corte, ao lado do desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, que assumiu o cargo de vice-presidente e corregedor regional da Justiça Federal da 6ª Região. O desembargador Vallisney de Oliveira substitui a desembargadora federal Mônica Sifuentes, que administrou o TRF6 no biênio 2022-2024.

A nova administração do Tribunal foi eleita durante sessão plenária realizada no 20 de junho de 2024. Os dois foram eleitos com 17 votos em votação unânime. O TRF6 está sediado em Belo Horizonte. A nova administração do TRF6 enfrentará os desafios de uma jurisdição que abrange 853 municípios mineiros e 26 subseções judiciárias.

 

 

Novos Dirigentes: Biênio 2024-2026

Com o término da gestão de Mônica Sifuentes, o TRF6 inicia uma nova fase sob a liderança dos desembargadores federais Vallisney de Oliveira e Ricardo Machado Rabelo, que assumem respectivamente a Presidência e a Vice-Presidência, acumulando a função de Corregedor Regional.

Vallisney de Oliveira, natural de Manaus, possui uma trajetória jurídica extensa e respeitável. Iniciou sua carreira na Justiça Federal como juiz da 2ª Vara Federal do Amazonas e, ao longo dos anos, assumiu funções de destaque, incluindo a direção do Foro da Seção Judiciária do Amazonas por dois mandatos e a presidência da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais do Amazonas e de Roraima. Com vasta experiência em tribunais eleitorais e em crimes de alta complexidade, como lavagem de dinheiro e delitos financeiros, Vallisney de Oliveira é Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP e professor na Universidade de Brasília (UnB), onde tem contribuído significativamente para a formação de novos juristas.

Ricardo Machado Rabelo, natural de Belo Horizonte, tem uma carreira sólida no serviço à Justiça Federal, iniciada em 1991. Com passagens por Ribeirão Preto, Juiz de Fora e Belo Horizonte, consolidou-se como juiz federal titular, atuando em Varas de grande importância. Em 2005, foi nomeado Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, onde se destacou pela modernização dos serviços judiciais. No TRF6, desde 2022, preside a 4ª Turma e coordenou a Mesa de Repactuação do Caso Mariana. Formado em Direito pela PUC Minas, com especialização em Direito de Empresas pela Fundação Dom Cabral, sua atuação é marcada por uma visão técnica e criteriosa.

Os novos dirigentes do TRF6 assumem com o compromisso de continuar a trajetória de excelência do Tribunal, enfrentando os desafios com integridade e empenho, visando sempre o fortalecimento da Justiça Federal em Minas Gerais e a promoção de um Judiciário acessível e eficiente.

 

Ricardo Machado Rabelo e Vallisney de Oliveira

 

*Com informações do TRF6 – Foto da Mesa de Cerimônia: TRT-MG – Fotos dos novos dirigentes: TRF6

Presidente do TRF2 prestigia posse dos novos dirigentes do TRF6 para o biênio 2024-2026* foi postado em Portal TRF2.