O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu nesta quarta-feira (7/8) visita de cortesia de uma delegação do Judiciário da China, conduzida pelo vice-presidente da Corte Superior Popular da Província de Shandong, Fu Guoqing. O encontro ocorreu no Gabinete da Presidência, onde os mandatários das casas de justiça trocaram informações sobre a organização, o funcionamento e as realidades dos Poderes Judiciários dos dois países.
Guilherne Calmon (quarto, a partir da esquerda) e Fu Guoqing (quinto) trocaram informações sobre o Judiciários do Brasil e da China
Também integraram a comitiva da província de quase 100 milhões de habitantes na costa leste da China o presidente da Corte Popular de Apelações da cidade de Zaozhuang, Yu Xitao, o presidente da Corte Popular de Apelações da cidade de Weihai, Huang Mingchun, a presidente do Quarto Tribunal Criminal de Shandong, Wang Ping, o diretor da Inspeções da Corte Superior Popular de Shandong, Qu Jianjun, e o gerente-geral da Shandong Hailian Câmbio Internacional Ltda., Li Huabing. A visita foi organizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China.
Durante a conversa, Fu Quoqing se mostrou impressionado com os dados apresentados pelo presidente Guilherme Calmon referentes ao volume de ações em tramitação e a estrutura dos órgãos de jurisdição e administrativos da 2ª Região, e também referentes às várias competências da Justiça Federal: “Está claro que o tribunal tem uma quantidade gigantesca de trabalho, mas também é possível perceber que está preparado para absorvê-lo”, disse.
Na sequência, os visitantes foram convidados a visitar a secretaria de uma das Turmas Especializadas e duas salas de sessão da Corte, pelo desembargador Guilherme Calmon, que liderou o percurso. Na sala da 5ª Turma Especializada, os magistrados chineses tiveram a oportunidade de acompanhar um trecho de um julgamento de matéria de direito administrativo. Na ocasião, o presidente do colegiado, desembargador federal Mauro Braga saudou os visitantes: “Para nós é uma honra recebe-los e uma oportunidade para troca de experiências que contribui para o aperfeiçoamento dos sistemas de justiça de ambos as nações”, declarou. O encontro foi concluído com uma visita ao salão do Plenário.
Presidente do TRF2 recebe visita de delegação do Judiciário da China foi postado em Portal TRF2.