Série “Desenhando a História” chega ao 30º episódio sobre decisões emblemáticas da Justiça Federal*

Os vídeos, produzidos pela Ascom/CJF, integram as ações comemorativas dos 35 anos dos TRFs

O 30º episódio da série “Desenhando a História” está disponível nos perfis do Conselho da Justiça Federal (CJF) no Instagram e no YouTube. É apresentada no vídeo, lançado na terça-feira (16/7), uma decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que, em conformidade com o relatório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), rejeitou a apelação de uma construtora que buscava a desapropriação da área ocupada pela comunidade remanescente do Quilombo Pontal da Barra, em Sergipe (SE). A sentença garantiu que 153 famílias possam viver plenamente suas tradições e cultura.

Outras histórias marcantes foram retratadas na série: a decisão do TRF5 que garantiu o direito de uma criança ser operada no exterior, devido a uma doença cujo procedimento não era oferecido no Brasil; a do TRF2 que deu prosseguimento à ação penal contra o sargento que cometeu crimes na Casa da Morte de Petrópolis durante o período da Ditadura Militar; e a do TRF3 que assentou que o confisco dos cruzados novos, ocorrido em 1990, feria os princípios constitucionais.

Conheça a série

Produzida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Conselho, com o apoio dos Tribunais Regionais Federais das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões (TRFs), a série estreou em 3 de abril, e comemora os 35 anos desses cinco TRFs. As animações são desenhadas à mão em estilo stop motion, com narração. Cada vídeo tem a duração de 35 segundos, número que marca a data de instalação dos TRFs.

Novos episódios são lançados às terças e sextas-feiras, apresentando histórias que moldaram a Justiça Federal e a sociedade de forma criativa e lúdica.

Acesse o perfil @conselhodajusticafederal no Instagram e a página do CJF no YouTube. Confira!

*Fonte: CJF

Série “Desenhando a História” chega ao 30º episódio sobre decisões emblemáticas da Justiça Federal* foi postado em Portal TRF2.