Série “Desenhando a História” já apresentou 25 decisões marcantes da Justiça Federal*

 

Os vídeos, produzidos pela Ascom/CJF, integram as ações comemorativas dos 35 anos dos TRFs

Os novos episódios da série “Desenhando a História” já podem ser assistidos nos perfis do Conselho da Justiça Federal (CJF) no Instagram e no YouTube. Criada pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do CJF, a série, que estreou em 3 de abril, comemora os 35 anos dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões. O último vídeo, publicado na sexta-feira (28), apresenta decisão do TRF3 que determinou a identificação de mais de 200 ossadas encontradas no cemitério de Perus, em São Paulo (SP). A sentença atende as famílias que ainda buscam notícias de entes desaparecidos durante a Ditadura Militar.

Até o momento, foram publicados 25 episódios. Na terça-feira (25/6) foi publicada a edição que apresenta sentença proferida pelo TRF5, que condenou a Petrobras a indenizar uma associação de pescadores de Sergipe (SE) pelos danos ambientais sofridos em razão de um acidente.

Entre os destaques ainda há a decisão do TRF3, que tratou da desapropriação de uma área residencial para ampliação do aeroporto de Guarulhos (SP); a do TRF1, que assegurou o direito de familiares enterrarem simbolicamente os restos mortais de parentes mortos durante a Guerrilha do Araguaia; e a do TRF4, que proibiu a prática da caça amadora e protegeu os animais silvestres da região Sul do País.

A série

Elaborada com o apoio das assessorias dos cinco TRFs, a série “Desenhando a História” destaca 35 decisões que moldaram a Justiça Federal e a sociedade. Novos episódios são lançados às terças e sextas-feiras, apresentando histórias de forma criativa e lúdica.

Produzidas pela equipe da Ascom/CJF, as animações são desenhadas à mão em estilo stop motion, com narração. Cada vídeo tem 35 segundos, número que marca a idade dos TRFs.

Acesse o perfil @conselhodajusticafederal no Instagram e a página do CJF no YouTube e confira!

Série “Desenhando a História” já apresentou 25 decisões marcantes da Justiça Federal* foi postado em Portal TRF2.