Solenidade marca primeira entrega de carteiras do ano 

Novos advogados e advogadas celebraram o início da carreira em cerimônia prestigiada por diretores e conselheiros da 2ª Subseção

A 2ª Subseção da OAB-ES realizou, na noite de ontem (18), a entrega de carteiras a 22 novos advogados e advogadas em uma cerimônia solene no auditório do edifício OAB, no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento, um rito essencial para a transição de bacharéis em Direito ao exercício da advocacia, foi o primeiro de 2025.   

A solenidade desta terça-feira foi conduzida pelo advogado Henrique da Cunha Tavares, presidente da Subseção. Além dele, compuseram a mesa a vice-presidente Priscila Thomaz de Oliveira, a secretária-geral adjunta Clarice Firmo de Abreu Polonini, o tesoureiro Braulyo Lima Daver e Sousa, o paraninfo da turma, conselheiro seccional e ex-presidente da 2ª Subseção, Robson Louzada Teixeira, o conselheiro seccional Gustavo Cunha Tavares, as conselheiras Mylla Conterini Buson, Marcela Machado Ferri Bernardes e Kelly Vicente de Freitas, o conselheiro Victor dos Santos Moreira de Araujo, e a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Valéria Pinho Belém. O cerimonial foi conduzido pelo advogado André de Andrade Ribeiro, secretário-geral da subseção.   

O evento reuniu familiares, amigos, membros da advocacia regional e autoridades da área jurídica. Entre os novos advogados e advogadas que receberam a carteira da Ordem e agora estão formalmente inscritos na 2ª Subseção fazem parte Amanda Costa Rodrigues, Bruno Gava Santanna Cunha, Carolini de Paiva Satolo, Eduarda Altoé Rosa, João Pedro Moreira Ferreira, Laira Batista Cimão, Laiza Bazoni Ramos, Larissa Poubel Vieira, Luiz Felipe Cruz de Freitas, Luiza Gava Andreza, Manuelle Menegussi Janoário, Marcos Antonio Lemos Fabre, Marcos Vinicius Freitas Ribeiro, Maria Vitória Souza Silva, Matheus Bruneli de Souza, Micaela Batista Gomes Ferreira, Miguel Moulais Altoe, Rafael Favero Fardin, Rafaela Moura Salles Pinheiro, Raquel Braz Scarpe Morgan, Raquel Costalonga Ravera de Souza e Samira Pansini Calabrez. 

A solenidade de entrega de carteiras, conforme já destacado pelo portal OAB Cachoeiro de Itapemirim, transcende a mera formalidade. Ela representa o ápice de anos de estudo, dedicação e perseverança. Simboliza o ingresso em uma comunidade de profissionais comprometidos com a ética, a justiça e a defesa dos direitos da sociedade.

A cerimônia teve como oradora da turma a advogada Luiza Gava Andreza, que, em seu discurso, ressaltou os desafios enfrentados por cada novo advogado e advogada até a conquista desse momento tão importante. “Ser advogado não é apenas exercer uma profissão, mas assumir imensas responsabilidades”, afirmou. 

O advogado Rafael Favero Fardin, por sua vez, foi o responsável por prestar o juramento em nome dos demais colegas, reafirmando o compromisso solene com a Constituição, a justiça social e os direitos humanos. 

“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, disse Rafael, seguido pelos demais advogados e advogadas que estavam recebendo a carteira da Ordem. 

Além das formalidades previstas no cerimonial, como a execução do Hino Nacional e as palavras de encorajamento do presidente Henrique Tavares, o evento reforçou o papel fundamental da advocacia na defesa da cidadania e na promoção da justiça. A solenidade também foi marcada por momentos de acolhimento e integração entre os novos advogados e advogadas e os colegas mais experientes presentes.