TRF2 forma nova turma de Conciliadores e Mediadores Judiciais

A Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou, na manhã de hoje, 01 de agosto, no Auditório da Corte, no centro do Rio, cerimônia de entrega de certificados aos alunos que concluíram os Cursos de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais.

Para a ocasião, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2), desembargador federal Luiz Antonio Soares, e a juíza federal convocada em auxílio, Aline Alves de Melo Miranda Araújo, coordenadora pedagógica da Escola de Mediação da 2ª Região convidaram 13 (treze) conciliadores judiciais e 05 (cinco) mediadores judiciais para receberem o certificado.

A apresentação do evento foi feita pela coordenadora do Núcleo, Danielle Carvalho. Já a abertura da cerimônia ficou a cargo da juíza federal convocada em auxílio ao NPSC2, Cristiane Conde Chmatalik, que participou de forma remota, pelo Zoom.

Na oportunidade, a magistrada cumprimentou todos os presentes, em especial, a juíza federal Karina de Oliveira e a servidora Danielle Carvalho. “Cumprimento a todos os servidores, principalmente os da Escola de Mediação que tanto são importantes pra viabilizar a realização do curso”, lembrou. Na plateia, servidores, formandos, familiares e amigos.

O evento também contou com a participação da juíza federal Karina de Oliveira e Silva Santiago, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (Cesol/SJRJ), que lembrou o papel crucial que os novos conciliadores e mediadores judiciais poderão exercer na Justiça, agilizando e desafogando o sistema judiciário.

Em seguida, Karina de Oliveira fez a leitura do Termo de Compromisso, acompanhada em uníssono pelos formandos. Por fim, foram chamados, um a um, à Mesa Diretora para receber o certificado das mãos da magistrada, por ordem, os formandos do Curso de Conciliadores e do Curso de Mediadores Judiciais.

Em função do estágio supervisionado exigido para a certificação (60 horas), os alunos, servidores e participantes externos, concluem o curso em datas diferentes, uma vez que depende da disponibilidade de cada um para fazer a parte prática, já que só a parte teórica é definida. Sendo assim, a cerimônia englobou formandos das turmas de conciliadores e mediadores dos anos de 2021 a 2024.

Com a certificação, os conciliadores e mediadores judiciais estão aptos para a condução de audiências de conciliação em diversas matérias.

 

A Escola de Mediação do TRF2 realiza cerimônia de entrega de certificados aos alunos que concluíram os Cursos de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais

 

TRF2 forma nova turma de Conciliadores e Mediadores Judiciais foi postado em Portal TRF2.