TRF2 recebe visita de estudantes de Direito das Universidades Estácio de Sá e Unisuam

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) recebeu hoje, 28/5, dois grupos de estudantes de graduação em Direito das Universidades Estácio de Sá e Augusto Motta (Unisuam), para realização de uma visita guiada às dependências da Corte.

Acompanhados pelos professores do Núcleo de Prática Jurídica das universidades, Ismara Bruna Pereira (Unisuam, campus Campo Grande e Bonsucesso), Melissa Abreu (Universidade Estácio de Sá, campus Duque de Caxias) e Mitre Nacif (Universidade Estácio de Sá, campus Maracanã), os alunos iniciaram a visita conhecendo a Galeria de Retratos dos Desembargadores do TRF2.

 

Alunos e professores da Unisuam e da Universidade Estácio de Sá visitam a Galeria de Retratos dos Desembargadores do TRF2

 

Nesse momento, a equipe da Assessoria de Relações Institucionais e Cerimonial da Presidência (Aric), que recepcionava o grupo, fez uma breve explanação sobre a estrutura do TRF2, a forma de ingresso dos magistrados na Justiça Federal, a quantidade de gabinetes, entre outros assuntos.

Em seguida, os estudantes conheceram o Salão Nobre, o Plenário e o auditório da corte, onde assistiram ao vídeo institucional que aborda a história, estrutura, competência e os serviços prestados pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

 

Alunos e professores no Plenário do TRF2

 

Na sequência, a servidora Danielle de Carvalho, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC2), realizou uma palestra abordando questões relativas à Justiça Federal, entre elas a competência e estrutura.

A servidora, através de uma dinâmica, questionou os alunos a respeito do que aprenderam de mais interessante na área do Direito até agora. A partir das respostas dadas, a palestrante abordou os diferentes métodos consensuais de solução de conflitos, dentre eles a Conciliação.

Danielle Carvalho mencionou casos resolvidos através da Conciliação no TRF2, a experiência que o NPSC2 teve na época da pandemia da Covid-19, a sistemática adotada para conciliar inúmeros casos de auxílio emergencial. Foi abordado também o papel da Escola de Mediação do TRF2, os cursos que são disponibilizados (parte teórica e prática). Ao final, a servidora esclareceu que muito do trabalho do Núcleo de Conciliação pode ser encontrado na página disponibilizada no site do TRF2, ou seja, informações sobre a Escola de Mediação, o Boletim Informativo da Conciliação, estatísticas da 2ª Região, dentre outros assuntos.

 

Palestra da coordenadora do NPSC2, Danielle Carvalho

 

Visita guiada no TRF2

Coordenada pela Aric, a visita guiada ao TRF2 é destinada a grupos de estudantes de escolas e universidades, além de delegações nacionais e estrangeiras, com o objetivo de apresentar a estrutura organizacional do Tribunal e proporcionar uma aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade.

TRF2 recebe visita de estudantes de Direito das Universidades Estácio de Sá e Unisuam foi postado em Portal TRF2.