Em matéria de cuidados com a saúde da advocacia regional, a 2ª Subseção da OAB/ES mantém o honroso compromisso de instituição engajada. Os dados expressam-se por si mesmos. Somente nos primeiros meses de 2022, por exemplo, foram várias as iniciativas de prevenção e mesmo proteção ao bem-estar dos advogados e advogadas dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Vargem Alta, Muqui e Mimoso do Sul.
Tome-se como referência a campanha de vacinação contra a gripe, realizada anualmente pela Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES) em parceria com a Ordem. A edição deste ano imunizou cerca de 200 profissionais no início de maio. Outra etapa para contemplar novo grupo não está descartada, como confirmou o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto.
“Foi uma iniciativa importante. Teremos provavelmente a segunda fase. Este é um compromisso que a OAB Cachoeiro, por meio da CAAES, cumpre todo ano”, diz Adílio. A parceria com a Caixa de Assistência oferece ainda atendimento psicológico e nutricional de forma remota.
Para além, a 2ª Subseção também ampliou consideravelmente nos últimos meses o número de convênios e parcerias com estabelecimentos da área de saúde. Um destes, como informa o advogado Maycon Lucena Paulo, Coordenador da Comissão de Direito Sanitário, foi firmado com uma clínica de vacinas que, além de imunização, também oferece atendimento em especialidades médicas.
“A partir de então não só o colega advogado e advogada, mas também seus familiares terão acesso facilitado à vacina contra a gripe, além de outras que devem ser aplicadas em crianças nos primeiros anos de vida”, comenta Maycon.
Como observa o coordenador, a pandemia trouxe maior interesse no cuidado com a saúde. “E quando se fala no assunto, não se trata somente da procura por assistência médica, mas também a prática de atividades físicas e a preocupação com a saúde mental. Cada vez vemos mais advogados envolvidos em eventos esportivos e buscando qualidade de vida”, explica.
No campo das consultas e atendimentos médicos, merece destaque ainda a negociação da OAB Cachoeiro com um plano de saúde local. Como antecipou o presidente Adílio, o negócio não estava finalizado até o final de maio, mas tenciona-se com o convênio ampliar a assistência à advocacia regional com planos a preços mais acessíveis. “Fora isto, outros convênios com mais clínicas médicas estão por vir”, confirmou. Seguramente trata-se de excelente e oportuna notícia.