A 2ª Subseção da OAB-ES inicia a semana com dois eventos de grande relevância para a advocacia e a sociedade. Em pauta, temas essenciais: a luta antirracista e a defesa intransigente das prerrogativas profissionais. As atividades reforçam o papel da Ordem como espaço de diálogo, capacitação e resistência em tempos de desafios e transformações sociais.
Hoje (08), por exemplo, às 16h30, a sede da Subseção será palco do primeiro encontro de uma série de estudos promovido pela Comissão de Igualdade Racial. O evento marca o início de uma jornada voltada ao aprofundamento das discussões sobre racismo estrutural, branquitude e lugar de fala — conceitos que desafiam a advocacia a repensar práticas, posturas e compromissos éticos.
A convidada da estreia é a advogada Viviane Lupim, especialista em relações étnico-raciais, cuja atuação tem se destacado por promover reflexões importantes sobre os mecanismos sociais de exclusão e a importância da escuta ativa no enfrentamento das desigualdades. A palestra, aberta ao público, representa mais que um convite ao conhecimento: é um chamado à responsabilidade coletiva.
Inspirada na célebre frase da professora e filósofa Angela Davis — “não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” —, a Comissão de Igualdade Racial da 2ª Subseção propõe a construção de um espaço contínuo de aprendizado e transformação. A meta é clara: capacitar a advocacia para enfrentar, com sensibilidade e técnica, as múltiplas formas de discriminação ainda presentes no sistema de Justiça.

Já na próxima quinta-feira (10), às 9h, será a vez da Comissão de Prerrogativas da 2ª Subseção protagonizar um momento importante de capacitação. O Workshop “Prerrogativas para advogados, justiça para todos. O que todo advogado precisa saber” reunirá dois dos principais nomes do tema no Espírito Santo: os advogados Glauco Reis, presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, e Rivelino Amaral, diretor de Prerrogativas da OAB-ES.
O encontro, que acontece no auditório da sede da Subseção, abordará casos práticos, estratégias de atuação e os limites legais das prerrogativas profissionais. A proposta é munir os advogados e advogadas de ferramentas para atuarem com segurança em defesa de seus direitos.
A valorização das prerrogativas da advocacia tem sido uma das bandeiras mais relevantes da atual gestão da 2ª Subseção. Para os organizadores, o conhecimento sobre o tema é mais do que uma proteção individual: é um mecanismo de garantia do exercício profissional, pois fortalece o papel da advocacia.
Ao promover eventos voltados à justiça social e à defesa profissional, a 2ª Subseção reafirma seu compromisso com uma advocacia ética, plural e combativa. Mais do que encontros pontuais, as atividades da semana simbolizam uma agenda de trabalho que valoriza o conhecimento e o estudo contínuo como motores da transformação.
Conheça a palestrante desta terça-feira:
Dra. Viviane Lupim
Formada em Direito pelo Centro Universitário São Camilo/ES (2015), atua como advogada desde o ano de 2016 na Comarca de Cachoeiro de Itapemirim/ES, com ênfase e especialização em Direito Civil e Empresarial. Além de advogada, é militante do movimento negro capixaba, pós-graduada em Direito Antidiscriminatório e Diversidades, pós-graduanda em Relações Étnico-raciais e Educação e secretária-geral da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-ES.