A 2ª Subseção da OAB-ES divulgará nos próximos dias, por meio do portal e de suas redes sociais, o calendário completo da 3ª edição do Curso de Iniciação à Jovem Advocacia. O projeto, cuja primeira edição foi realizada em 2021, ainda em meio à pandemia de Covid-19, voltará com tudo em 2024. O anúncio oficial foi feito pelo presidente Adílio Domingos dos Santos Neto, em entrevista concedida ao advogado e jornalista Wellington Cacemiro, coordenador da Comissão de Comunicação da 2ª Subseção. O registro do bate-papo encontra-se disponível na seção de entrevistas em vídeo do portal OAB Cachoeiro de Itapemirim.
“O curso permite à Ordem dos Advogados do Brasil capacitar os advogados e advogadas que estão ingressando no mercado de trabalho”, observou o presidente Adílio. A proposta, segundo explicou, é oferecer à jovem advocacia, bem como aos demais profissionais interessados, orientação voltada à prática jurídica do dia a dia dos escritórios.
“Discutiremos casos concretos da prática profissional, dentro do escopo dos mais diversos ramos do direito, a exemplo do direito penal, direito do trabalho e do direito civil, entre outros”, informou.
A edição de 2024 contará com a contribuição de um expressivo número de professores de Cachoeiro de Itapemirim. Todos advogados e advogadas com anos de experiência nas matérias que serão lecionadas.
Outra informação importante é que, assim como nas duas edições anteriores da iniciativa, a 2ª Subseção permitirá que alunos do último período do curso de Direito das faculdades instaladas na região participem das preleções. “Queremos que os acadêmicos do 10° período participem porque, em última análise, eles em breve integrarão a Ordem também”, disse o presidente Adílio.
Desde que foi lançado em 2021, o Curso de Iniciação à Advocacia tornou-se um marco importante nas iniciativas de capacitação e qualificação profissional para advogados e advogadas que estão ingressando no dia a dia da advocacia. A intenção é contemplar, como dito anteriormente, as principais áreas para a atuação da jovem advocacia dentro da realidade do mercado de trabalho do sul do estado do Espírito Santo.
Para além, tratam-se complementarmente de assuntos contemporâneos como gestão de escritório, gestão de carreira, precificação de honorários, ética, bem como marketing jurídico e como atuar na advocacia dativa ou como correspondente jurídico, entre outros. Uma oportunidade que, sem dúvida, ajuda a complementar a formação teórica aprendida durante os anos de estudo na faculdade.