Comissão realiza ação para marcar a Semana de Trânsito

Entrega de aromatizadores à advocacia reforçou conscientização sobre segurança no trânsito

Em um gesto simples, mas de grande impacto, a Comissão de Direito de Trânsito da 2ª Subseção da OAB-ES surpreendeu advogados e advogadas na tarde desta quarta-feira (26), ao promover, pelo segundo ano consecutivo, uma ação de conscientização em frente ao prédio da Ordem, próximo ao Fórum Desembargador Horta de Araújo. O evento, parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, buscou reforçar o compromisso com um trânsito mais seguro e consciente na região.

A iniciativa incluiu a distribuição de aromatizadores de veículos personalizados com a logomarca da Subseção e o nome da comissão, transformando um item cotidiano em um lembrete diário de responsabilidade no trânsito. Para a advogada Larissa Moura Tessinari, coordenadora da Comissão de Direito de Trânsito, a mobilização não foi apenas um evento pontual, mas uma oportunidade de encontro e diálogo com os colegas de profissão.

“Todos os anos, durante a Semana Nacional de Trânsito, nós nos empenhamos em promover reflexões sobre o comportamento de motoristas e pedestres. A nossa meta é usar essas datas comemorativas para engajar a advocacia e a sociedade como um todo, trazendo à tona discussões sobre educação no trânsito e mobilidade urbana”, explicou.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro, tem como objetivo envolver diferentes atores sociais — como órgãos públicos, ONGs e a própria OAB — em campanhas educativas e de mobilização. Neste ano, a 2ª Subseção da OAB-ES apostou novamente em um contato direto e informal com a advocacia para sensibilizá-la sobre os desafios enfrentados nas ruas, especialmente no trânsito intenso de Cachoeiro de Itapemirim.

“Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Cada pequena ação conta, desde respeitar a faixa de pedestres até evitar o uso de celular ao volante. Nosso intuito é que esse aromatizador, presente em tantos veículos de colegas, sirva como um lembrete constante para todos, de que cada um tem um papel a desempenhar no trânsito”, destacou a coordenadora da Comissão de Direito de Trânsito. Uma lição valiosa, sem dúvida.