Um espaço usado diariamente por advogados e advogadas inscritos na 2ª Subseção da OAB-ES tem o simbólico nome de “Sala José Paineiras Filho”. É importante destacar neste dia 20 de novembro de 2024, feriado nacional do Dia da Consciência Negra, que o nome dado à sala do projeto “Meu Escritório”, localizada no edifício OAB, em Cachoeiro de Itapemirim, foi uma justa homenagem da Ordem ao advogado, jornalista, professor de história e ativista das causas sociais que faleceu no ano de 2020.
Paineiras era diretor do Centro Operário e de Proteção Mútua, coordenador da União Cachoeirense de Negros (Uninegros), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim, e membro Benemérito da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). Além de um grande profissional, o advogado inscrito na 2ª Subseção era conhecido por sua luta pela igualdade racial.
Em 2020, por exemplo, foi homenageado como o Cachoeirense Presente nº 1. Ele também já tinha sido homenageado com a Comenda Rubem Braga e a Comenda Zumbi dos Palmares.
“Trata-se de necessário reconhecimento a um importante defensor das causas étnico-raciais”, explicou, na oportunidade, o presidente Adílio Domingos dos Santos Neto. Como ele mesmo lembrou, o advogado José Paineiras, segundo contava, “transformou-se pelo estudo e pelo trabalho”.
Paineiras era formado em História, Ciências Sociais e Direito, além de pós-graduado em História do Brasil e Direito Processual Penal. Era igualmente um importante ativista do movimento negro capixaba.
“Vidas negras importam!” foi uma das expressões mais aplaudidas de sua fala ao receber o título de Cachoeirense Presente, em 2020, segundo registrado há época pela imprensa regional.
O projeto Meu Escritório foi inaugurado pela OAB-ES e a 2ª Subseção durante a pandemia de Covid-19. Desde então, tem recebido semanalmente dezenas de advogados e advogadas.
Estima-se que, em três anos, centenas de inscritos tenham utilizado o espaço equipado com recepção, área reservada para estudo dos processos, ar-condicionado, duas estações com computadores com acesso à internet e impressora, além de uma sala reservada para atendimento aos clientes e reuniões. É, necessário reconhecer, um importante diferencial das ações da Ordem nos serviços ofertados à advocacia regional.