2ª Subseção promove curso sobre IA aplicada à advocacia

Iniciativa, realizada em parceria com a Legalópsia, oferece formação prática sobre IA, ChatGPT e robôs na advocacia por valor simbólico

A 2ª Subseção da OAB-ES realizará, no próximo dia 6 de maio, às 17h, a primeira fase de um evento inédito e imperdível na área de inteligência artificial (IA) aplicada à prática da advocacia. A iniciativa, promovida em parceria com a empresa Legalópsia Cursos e Soluções Tecnológicas, trará a Cachoeiro de Itapemirim a advogada Carolina Bonadiman Esteves.  

Procuradora do Estado do Espírito Santo, mestre e doutora pela USP em Direito Processual, ex-professora da graduação da UVV e da graduação, mestrado e doutorado da FDV, professora da pós-graduação em Direito do Estado e Advocacia Pública da ESPGE-ES, e membro do Comitê de Inovação e Gestão Estratégica da PGE-ES, Carolina Bonadiman é referência no ensino do uso da inteligência artificial aplicada ao Direito. O curso presencial “Uso de Inteligência Artificial e ChatGPT no Direito”, ministrado por ela e pelo promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira, é um dos mais concorridos entre profissionais que desejam se atualizar sobre a aplicação de IAs na prática jurídica. 

A parceria firmada pela 2ª Subseção permitirá que advogados e advogadas de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta, participem de três módulos do curso pagando apenas R$ 100,00 — um valor simbólico se comparado ao preço regular do curso, que custa, ao todo, R$ 10.100,00 para os três módulos. 

No evento agendado para o dia 6 de maio, o público presente terá acesso ao primeiro módulo do curso, que tratará do “Uso de inteligência artificial e do ChatGPT na advocacia”. Os outros dois módulos abordarão a temática da “Engenharia de prompt aplicada à advocacia” e o “Uso de robôs na prática da advocacia”. A data de ambos será confirmada posteriormente. 

O objetivo da iniciativa promovida pela 2ª Subseção da OAB-ES é capacitar os advogados e advogadas inscritos para o uso prático de ferramentas de IA generativa, com foco especial no ChatGPT, por meio de exposições interativas e exercícios. A metodologia, segundo os organizadores, é prática e voltada à aplicação real em atividades forenses. 

Em um momento em que a inteligência artificial vem transformando diversas profissões, o curso promovido pela Ordem, em parceria com a Legalópsia, tem grande relevância para o futuro da advocacia regional. A formação abordará ferramentas que já estão modificando a forma como profissionais do Direito acessam informações, redigem peças, analisam jurisprudência e interagem com sistemas judiciais.  

Por se tratar de uma formação voltada ao uso ético, estratégico e seguro da inteligência artificial na advocacia, o evento — com vagas limitadas a 100 participantes — representa uma oportunidade única de atualização profissional. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário disponível nesta página. 

Inscreva-se aqui.