Mulheres advogadas capixabas fazem história em encontro

Colégio inédito das presidentes das Comissões da Mulher Advogada marca estratégia de fortalecimento regional

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo promoveu na última sexta-feira (27) o primeiro Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada das subseções estaduais, com destaque para a participação ativa da 2ª Subseção da OAB-ES, que tem se tornado referência em iniciativas voltadas à advocacia feminina nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivácqua, Muqui, Mimoso do Sul e Vargem Alta. 

A advogada Mylla Conterini Buson, presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da 2ª Subseção, apresentou durante o encontro os projetos pioneiros desenvolvidos no primeiro semestre deste ano. Nomeada para o cargo em janeiro, Mylla Buson, junto com outras advogadas da CMA, tem liderado uma agenda robusta de atividades voltadas ao fortalecimento da advocacia feminina regional.  

Entre os projetos, destaca-se o Grupo de Estudos sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, coordenado pela CMA. A iniciativa, que realiza encontros mensais desde março, tem como objetivo analisar e difundir o protocolo instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contribuindo para a construção de um sistema judicial mais sensível às desigualdades de gênero. 

Dra. Mylla Conterini Buson a esquerda

O grupo tem se dedicado ao estudo aprofundado de conceitos como interseccionalidade, estereótipos de gênero e violência institucional, com previsão de lançamento de uma cartilha informativa em dezembro. A publicação apresentará de forma didática os principais pontos do protocolo do CNJ, facilitando sua compreensão por operadores do direito e a sociedade civil. 

A 2ª Subseção também se destacou pela realização de evento especial no Dia Internacional da Mulher, focado na saúde integral da mulher advogada. O encontro, com o tema “Mulheres fortes: cuidar para enfrentar”, exemplifica a abordagem da comissão temática, que vai além das questões estritamente profissionais. 

A participação da CMA no primeiro colégio estadual na última sexta-feira reforça a noção de como as iniciativas regionais podem servir de inspiração para outras subseções. Mylla manifestou entusiasmo com a adesão das advogadas ao primeiro Colégio de Presidentes: “É uma alegria ver a primeira reunião cheia de colegas. Sei que, com muito trabalho e união, faremos a diferença na advocacia da nossa região”.

Wellington Cacemiro

Advogado – OAB/ES 38.376
Jornalista e vice-presidente da Comissão de Comunicação
2ª Subseção da OAB/ES