A 2ª Subseção da OAB-ES realizou na tarde desta quinta-feira (17) a entrega de carteiras a 12 novos advogados e advogadas em cerimônia no auditório do edifício OAB, no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim. O evento, um rito necessário para a transição de bacharéis em Direito que estão iniciando carreira na advocacia, foi o segundo de 2024.
A solenidade foi coordenada pelo advogado Adílio Domingos dos Santos Neto, presidente da subseção. Além dele, fizeram parte da composição da mesa o vice-presidente Jefferson Barbosa Pereira e os advogados Cristiano Tessinari Modesto, paraninfo da turma, Henrique Nelson Ferreira e Thiago Travaglia, coordenador da Comissão da Jovem Advocacia. O cerimonial foi conduzido pelo advogado Sebastião Renaldo Silva Hora Junior, secretário-geral da OAB Cachoeiro de Itapemirim.
O evento, a exemplo de outros, reuniu familiares, amigos, membros da advocacia regional e autoridades da área jurídica. Da relação de novos advogados e advogadas que receberam a carteira da Ordem e agora estão formalmente inscritos junto à 2ª Subseção fazem parte Alessandro Xavier Machado, Ana Carolina Santos Nascimento, Claudio José Montovani Bastos, Clodoaldo Leonardeli Gonçalves Leite, Dhaiengridy Oliveira Pinto Costa Beber, Diego dos Santos de Oliveira, Fabiane Marques da Silva Picallo, Fernanda Carvalho Mata, Henrique Nelson Ferreira Filho, Igor Costa Silva, João Vitor Machado Nogueira e Michele De Pra Tavares.
A solenidade de entrega de carteiras, como explicado em momento anterior, transcende a mera formalidade. Ela representa, por assim dizer, o ponto mais elevado de anos de estudo, dedicação e perseverança. É o símbolo do ingresso em uma comunidade de profissionais comprometidos com a ética, a justiça e a defesa dos direitos da sociedade.
A cerimônia desta quinta-feira teve como orador da turma o jovem advogado Henrique Nelson Ferreira Filho. A juramentista foi a advogada Fernanda Carvalho Mata.
O presidente Adílio Domingos dos Santos Neto, ao comentar sobre o evento,
destacou a importância da advocacia na administração da justiça. Ele também lembrou a necessidade de os novos colegas respeitarem os preceitos éticos da profissão. “Aconselho sempre aos novos advogados e advogadas a nunca perderem de vista os limites dos preceitos éticos a serem respeitados no foro, no tribunal e no local de trabalho que escolherem atuar”, disse.
Em muitos sentidos é possível afirmar que a segunda solenidade de entrega de carteiras da OAB deste ano foi um momento de celebração e reflexão para os novos advogados e advogadas. Foi, igualmente, um importante lembrete do compromisso que assumiram com a justiça e da responsabilidade que agora carregam como membros da Ordem dos Advogados do Brasil.
Veja o registro fotográfico completo do evento na “galeria de fotos” do portal.