Centro Margaridas e Ordem unem forças na região sul 

Parceria entre as duas instituições reforçará apoio às mulheres em situação de violência

Na manhã desta sexta-feira (14), a 2ª Subseção da OAB-ES deu um importante passo na formalização de uma parceria que, estima-se, contemplará um número expressivo de mulheres da região sul do Espírito Santo. Em reunião realizada na sede do Centro Margaridas, no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, representantes da Subseção foram recebidas pela equipe jurídica do projeto. A intenção do encontro, conforme divulgado, foi assegurar o alinhamento do fluxo de encaminhamentos e parcerias em ações. 

O projeto dos Centros e Núcleos Margaridas é uma iniciativa da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). Segundo informações disponibilizadas em seu endereço eletrônico, seu objetivo é providenciar meios para o combate à violência contra as mulheres nos municípios capixabas, por meio do atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência, além de articular a rede de serviços oferecidos em cada localidade.     

As unidades do projeto contam com um corpo técnico, propondo-se a oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região, com atendimento humanizado e acolhimento qualificado. A unidade de Cachoeiro de Itapemirim atende a Macrorregião Sul, abrangendo, além do próprio município, cidades como Mimoso do Sul, Muqui, Apiacá, Castelo, Atílio Vivácqua, Vargem Alta e, a partir de maio, Jerônimo Monteiro.

Na reunião desta sexta-feira estiveram presentes a vice-presidente da 2ª Subseção, Priscilla Thomaz de Oliveira, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Mylla Conterini Buson, a conselheira e representante da advocacia dativa, Juliana Veronez Passabom, e as advogadas Caroline dos Santos Cansian e Marcely Paulino Ribeiro, ambas da equipe jurídica do Centro Margaridas.  

“A parceria entre a OAB e o Centro Margaridas vai alcançar muitas mulheres da nossa região que precisam de apoio e serviços humanizados para terem uma vida mais digna. Estamos animadas para trabalhar e viabilizar o acolhimento e conforto que elas merecem”, comentou a presidente da CMA, Mylla Conterini Buson. 

Para a vice-presidente Priscilla Thomaz, a reunião foi extremamente produtiva. Segundo revelou, o encontro teve o propósito de estreitar e fortalecer a relação entre as duas instituições, o que, acredita, permitirá que em conjunto possam construir e concretizar projetos importantes para a mulher advogada e a sociedade civil.  

“Compartilhamos ótimas ideias, compreendemos como estabelecer essa parceria, saímos animadas e comprometidas na busca de soluções para os enormes desafios enfrentados pelo Centro”, observou a vice-presidente da 2ª Subseção. 

A mesma perspectiva foi partilhada pela advogada Juliana Veronez Passabom. Conselheira da Subseção e representante da advocacia dativa na região, ela lembrou que a parceria entre as duas instituições é um grande passo para garantir serviços humanizados e dignidade a quem mais precisa. 

“Hoje a OAB e o Centro Margaridas realizaram uma reunião cheia de ideias e anseios para este ano, reafirmando nosso compromisso com o acolhimento e o apoio às mulheres da nossa região. A Ordem, como integrante ativa da sociedade civil, tem um papel essencial em dar voz a essas mulheres, levando suas demandas ao Judiciário e contribuindo para mudanças reais em suas vidas. Estamos animadas para colocar em prática tudo o que planejamos e fazer a diferença com carinho, respeito e justiça”, disse Juliana. 

Segundo informação oficial disponibilizada pela SESM, além do atendimento e suporte às mulheres, os Centros e Núcleos Margaridas, elaboram e desenvolvem campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Os atendimentos são realizados por procura espontânea de mulheres em situação de violência ou por encaminhamento de outros serviços.