Curso sobre IA aplicada à advocacia abre lista de espera

Nova turma do primeiro módulo será confirmada com pelo menos 50 interessados

A 2ª Subseção da OAB-ES anunciou a abertura de uma lista de espera para uma nova turma do curso sobre inteligência artificial (IA) aplicada à advocacia, após o sucesso absoluto da primeira edição. A iniciativa integra um projeto inédito da ESA Business, braço educacional da OAB-ES, e teve todas as vagas preenchidas rapidamente, lotando o auditório do Edifício OAB, em Cachoeiro de Itapemirim, no último dia 6 de maio.  

Diante da forte demanda, a diretoria da 2ª Subseção atendeu ao apelo de advogados e advogadas que não conseguiram vaga e abriu nova etapa para formar uma turma exclusiva do primeiro módulo. A aula será realizada no próximo dia 11 de junho, desde que haja pelo menos 50 inscritos interessados.

Dr. Braulyo Lima Daver e Sousa

Em vídeo publicado no Instagram da 2ª Subseção, o tesoureiro Braulyo Lima Daver e Sousa explicou que a nova turma depende da manifestação formal dos interessados. “Se você tem interesse em participar, entre em contato conosco pelo e-mail ‘[email protected]’ ou pelo telefone ‘3522-5540’. Deixe seu nome e telefone. Assim que atingirmos o número mínimo, entraremos em contato para efetivar sua inscrição”, afirmou o diretor. 

O curso é ministrado pela advogada e procuradora do Estado, Carolina Bonadiman Esteves, uma referência capixaba em pesquisa e ensino de inteligência artificial aplicada ao Direito. No início deste mês, os participantes concluíram o primeiro de três módulos independentes, voltado ao uso do ChatGPT e de ferramentas de IA generativa no cotidiano da advocacia. Os demais serão oferecidos em breve. 

Para os profissionais interessados, a capacitação representa mais do que uma tendência tecnológica. Trata-se de um salto estratégico na atuação forense, diante da crescente aplicação de IA na gestão de prazos, pesquisa jurisprudencial e otimização da rotina de escritórios. 

“O curso presencial faz toda a diferença, principalmente no interior, onde há uma carência de formações presenciais de alto nível”, comentou a palestrante ao final do primeiro módulo em Cachoeiro de Itapemirim, ainda no início de maio. 

As inscrições preliminares abertas demonstram que a 2ª Subseção segue firme em seu compromisso com a capacitação da advocacia regional. Advogados e advogadas interessados em participar da nova edição devem entrar em contato o quanto antes para garantir vaga na lista de espera.

Wellington Cacemiro

Advogado – OAB/ES 38.376
Jornalista e vice-presidente da Comissão de Comunicação
2ª Subseção da OAB/ES