Ordem intensifica diálogo com advocacia do interior

Reuniões em Muqui e Vargem Alta objetivaram mapear impactos das Comarcas Digitais e demandas da advocacia

A 2ª Subseção da OAB-ES ampliou nesta quarta-feira (02) sua estratégia de aproximação com a advocacia regional ao promover reunião com advogados de Muqui, às 13h30, dando continuidade ao novo ciclo de encontros iniciado na sexta-feira (27), em Vargem Alta. A agenda intensa responde aos desafios impostos pela digitalização do sistema judiciário capixaba e busca mapear demandas específicas de cada comarca. 

O encontro em Vargem Alta, realizado no Salão do Júri do Fórum Desembargador Carlos Soares Pinto Aboudib, consolidou uma prática que vem ganhando cada vez mais visibilidade: o da escuta ativa da advocacia regional. O presidente Henrique da Cunha Tavares conduziu as discussões. Além de advogados do município estavam presentes o juiz José Pedro de Souza Netto, diretor do Foro local, o assessor do Ministério Público, Geferson Junior Gabriel, e o advogado Pedro Affonso Moreira Pizetta, conselheiro da 2ª Subseção.

“Nosso objetivo é ouvir integralmente a advocacia regional. É de extrema importância para alcançarmos a efetividade no atendimento e tramitação dos processos, bem como mapear os assuntos que necessitem de maior atenção por parte da 2ª Subseção”, explicou o presidente sobre a metodologia dos encontros regionais. 

A agenda em Muqui, na tarde desta quarta-feira, insere-se em um contexto mais amplo de discussão sobre as mudanças impostas pelo Ato Normativo 79/2025 do TJES. A norma centralizou serviços cartorários e criou as Secretarias Inteligentes Regionais, gerando instabilidades no atendimento à advocacia que motivaram a mobilização institucional da Ordem. O assunto da reunião da tarde desta quarta-feira foi a implantação da Comarca Digital no município. Além da diretoria da subseção e da advocacia local, estiveram presentes a juíza Raphaela Borges Micheli Tolomei, diretora do Foro da Comarca, o conselheiro federal Luiz Claudio Silva Allemand e o prefeito de Muqui, Sérgio Luiz Anequim.

Os encontros regionais, segundo a 2ª Subseção, complementam a estratégia de pressão institucional exercida junto ao TJES. A combinação de diálogo direto com a classe e articulação política junto ao tribunal tem produzido resultados concretos, como a vinda do juiz Rodrigo Cardoso Freitas, diretor do Foro de Vitória, para implementar melhorias no atendimento em Cachoeiro de Itapemirim.

Wellington Cacemiro

Advogado – OAB/ES 38.376
Jornalista e vice-presidente da Comissão de Comunicação
2ª Subseção da OAB/ES