A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) divulgou na manhã desta terça-feira (29), por meio do WhatsApp, redes sociais e de seu endereço eletrônico oficial, um tutorial em vídeo explicando o passo a passo para que os advogados e advogadas capixabas com inscrição ativa possam exercer a escolha dos doze nomes que irão compor a lista para o preenchimento da vaga de desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) pelo Quinto Constitucional.
Para realizar o procedimento de votação, em 7 de novembro, uma quinta-feira, das 9h às 18h, a advocacia deverá acessar o endereço eletrônico “oabesquinto.webvoto.com.br”. Advogados e advogadas com situação financeira regularizada poderão votar por tablet, celular ou computador.
O tutorial disponibilizado permite observar todas as etapas. Será possível, por exemplo, ver os detalhes de cada candidato antes de escolher os nomes e votar, além de salvar ou imprimir o comprovante de votação.
Fonte: OAB-ES
Como amplamente anunciado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB) e pela própria OAB-ES, o sistema de votação este ano será totalmente eletrônico e online. Entre as medidas adotadas para garantir uma eleição totalmente segura, o CFOAB publicou, em março deste ano, um edital de credenciamento para empresas especializadas em pleitos virtuais.
As empresas selecionadas, contratadas diretamente pelos conselhos seccionais, devem atender a especificações rigorosas para comprovar idoneidade e transparência do processo. No Espírito Santo, a contratada foi a “Webvoto Tecnologia em Eleições Ltda.”.
A empresa, segundo informações públicas, é especializada em soluções de votação online, sendo inclusive a responsável pelo sistema usado na eleição passada por cinco Seccionais (Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).
A plataforma WebVoto, segundo informado pela Ordem, utiliza criptografia de ponta a ponta, autenticação em múltiplos fatores e auditorias independentes para garantir que todos os votos sejam contabilizados de forma precisa. Essa tecnologia permite um processamento seguro, rápido e transparente dos votos, garantindo que os resultados sejam apurados de maneira ágil e confiável.