Coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Rio de Janeiro se reúne com secretário de saúde no Supercentro Carioca

A desembargadora federal Carmen Silvia Lima de Arruda, coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (vinculado ao Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça – CNJ), visitou na tarde desta sexta-feira (16/08), o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, Zona Norte da cidade.

Acompanhada do juiz federal Roberto Dantes Schuman de Paula, suplente da desembargadora no comitê, a magistrada foi recebida pelo secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

A partir da esquerda: Carmen Silvia, Daniel Soranz, Roberto Schuman e Fernanda Adães

Soranz mostrou à magistrada, ao juiz federal e ao procurador do Município do Rio de Janeiro, André Tostes, as três unidades do SuperCentro, que conta com 19 especialidades médicas e seis odontológicas, atendendo por dia três mil pacientes, numa área de 22 mil metros quadrados. As unidades oferecem procedimentos e exames de última geração, como PET Scan.

No encontro, Carmen Silvia ressaltou a importância de um trabalho integrado entre os Poderes para resolver e prevenir litígios na área da saúde: “O Judiciário pode e deve auxiliar o Executivo na efetivação do direito à saúde”, frisou a desembargadora federal.

A magistrada ressaltou ainda que, no cenário em que se busca uma saúde pública cada vez mais moderna, humanizada, acessível e abrangente, não são cabíveis as conhecidas divergências entre município e estado – que discutem a competência nos atendimentos: “Temos de reconhecer e enfrentar o problema, trabalhando juntos. Quem ganha com isso é a sociedade”.

Depois da visita, a subsecretária geral de Saúde da capital fluminense, Fernanda Adães, mostrou à magistrada a plataforma que mapeia os atendimentos e os procedimentos realizados em todos os hospitais geridos pela Prefeitura.

Carmen Silvia, então, convidou o secretário Soranz para apresentar a plataforma aos juízes federais que participarão do curso “Efetivação do Direito à Saúde: Desafios e Perspectivas”. A ação de capacitação é uma iniciativa da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região – Emarf. O curso começa em 30 de agosto, no Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, no Centro da cidade.

Coordenadora do Comitê Estadual de Saúde do Rio de Janeiro se reúne com secretário de saúde no Supercentro Carioca foi postado em Portal TRF2.